segunda-feira, 11 de março de 2013

(Devocional) A preguiça - Pv. 6:6-11

Segunda-feira, 11 de Março de 2013
Leitura Bíblica Diária: Provérbios 6-10

"Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio. Pois ela, não tendo chefe, nem guarda, nem dominador, prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento. O preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco a dormir, um pouco a tosquenejar; um pouco a repousar de braços cruzados; assim sobrevirá a tua pobreza como o meliante, e a tua necessidade como um homem armado."
Provérbios 6:6-11  

Salomão começa por nos dar o exemplo da formiga. Este deve ser um dos animais mais comuns do mundo. Em todo o mundo existe e sempre com o mesmo tipo de comportamento. Oganização, esforço e trabalho são características deste pequeno animal. Aprendemos que todos nós sabemos quando estamos a ser preguiçosos. Todos nós sabemos quando não nos estamos a esforçar tanto como devíamos. Quando deixamos de fazer alguma coisa apenas porque é trabalhosa. A preguiça é contrária ao próprio Deus. A Bíblia nos ensina que Jesus Se levantava muitas vezes quando ainda era noite para poder orar e passar tempo com o Pai. A preguiça é precisamente o que nos impede de levantar (v. 9). Podemos desculpar-nos com cansaço mas, muitas vezes, somos culpados deste pecado. O perigo da preguiça é que ela é enganadora. O que é melhor para nós, dormir, ou ler a Palavra de Deus? Temos de ser sinceros e responder que é estar com Deus. No entanto, se dermos atenção à preguiça, acabamos por escolher o que é pior para nós. Vale a pena chegar tarde ao trabalho para poder dormir mais 10 minutos? Claro que não! Mas é o que fazemos quando damos ouvidos à preguiça. Ela impede-nos de escolher o melhor. Se nos deixarmos controlar por ela a nossa própria vida sofrerá as consequências. Salomão fala da pobreza (v. 11). Ela virá de um momento para o outro e sem avisar, como um ladrão, e será muito difícil mandar embora, como alguém que vem bem armado. Fazemos bem em escutar os conselhos de Deus.       

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

1 comentário:

  1. Muito bem Pastor. Eu proprio tenho problemas com este pecado. God Bless.

    ResponderEliminar