domingo, 3 de março de 2013

(Devocional) Fomos comprados - Ex. 21:1-11

Domingo, 3 de Março de 2013
Leitura Bíblica Diária: Êxodo 21-25

"Estes são os estatutos que lhes proporás. Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá livre, de graça. Se entrou só com o seu corpo, só com o seu corpo sairá; se ele era homem casado, sua mulher sairá com ele. Se seu senhor lhe houver dado uma mulher e ela lhe houver dado filhos ou filhas, a mulher e seus filhos serão de seu senhor, e ele sairá sozinho. Mas se aquele servo expressamente disser: Eu amo a meu senhor, e a minha mulher, e a meus filhos; não quero sair livre, então seu senhor o levará aos juízes, e o fará chegar à porta, ou ao umbral da porta, e seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre. E se um homem vender sua filha para ser serva, ela não sairá como saem os servos. Se ela não agradar ao seu senhor, e ele não se desposar com ela, fará que se resgate; não poderá vendê-la a um povo estranho, agindo deslealmente com ela. Mas se a desposar com seu filho, fará com ela conforme ao direito das filhas. Se lhe tomar outra, não diminuirá o mantimento desta, nem o seu vestido, nem a sua obrigação marital. E se lhe não fizer estas três coisas, sairá de graça, sem dar dinheiro."
Êxodo 21:1-11  

É fantástico vermos como Deus se preocupava com os pequenos pormenores da vida do povo. Nesta passagem, Deus dirige-se ao caso de um judeu, em virtude de pobreza extrema, poder ter de vender-se a si mesmo como escravo. Deus providencia um livramento eventual para pessoas nessa situação. Nunca se deixe enganar ao pensar que a sua vida é insignificante de mais para Deus. Para além de poder ir livre ao fim de um tempo como escravo, Deus deu ainda às pessoas nessa situação a possibilidade de, livremente, escolherem continuar a servir aos seus senhores (v. 5). Isto faz-nos lembrar da maravilhosa liberdade de escolha com que somos dotados por Deus. Deus não escolhe quem se vai salvar ou perecer eternamente. Deus coloca essa decisão ao livre-arbítrio de cada um. O nosso Deus é um Deus de amor e não impede ninguém de O aceitar como Salvador. A decisão de continuar ou não como escravo não estava sempre ao dispor da pessoa. Se, terminado o seu tempo, a pessoa quisesse continuar a servir ao seu senhor como escravo, essa era uma decisão única e irreversível. Da mesma maneira, alguém que decide converter-se a Deus pelo arrependimento, sabe que será eternamente pertença do seu Salvador. Uma vez salvos, para sempre salvos! Os v. 7-11 falam de responsabilidades que os senhores deveriam cumprir perante os seus servos. Podemos saber que o nosso Senhor é de confiança. Se Ele disse que nos salvava e que estaríamos com Ele na glória, então podemos confiar.  

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).    

Sem comentários:

Enviar um comentário