domingo, 24 de março de 2013

(Devocional) Viram ali brasas - Jo. 21:1-14

Domingo, 24 de Março de 2013
Leitura Bíblica Diária: João 21

"Depois disto manifestou-se Jesus outra vez aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e manifestou-se assim: estavam juntos Simão Pedro, e Tomé, chamado Dídimo, e Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu, e outros dois dos seus discípulos. Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Dizem-lhe eles: Também nós vamos contigo. Foram, e subiram logo para o barco, e naquela noite nada apanharam. E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus. Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não. E ele lhes disse: Lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes. Então aquele discípulo, a quem Jesus amava, disse a Pedro: É o Senhor. E, quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou-se ao mar. E os outros discípulos foram com o barco (porque não estavam distantes da terra senão quase duzentos côvados), levando a rede cheia de peixes. Logo que desceram para terra, viram ali brasas, e um peixe posto em cima, e pão. Disse-lhes Jesus: Trazei dos peixes que agora apanhastes. Simão Pedro subiu e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes e, sendo tantos, não se rompeu a rede. Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. E nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? sabendo que era o Senhor. Chegou, pois, Jesus, e tomou o pão, e deu-lhes e, semelhantemente o peixe. E já era a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado dentre os mortos."
João 21:1-14  

Não era a primeira vez que o Senhor lhes aparecia após a ressurreição. O corpo glorificado do Senhor, apesar de manter suficientes das suas características originais, era também suficientemente diferente para que, em conjunto com o facto de os discípulos não estarem ainda habituados à realidade da ressurreição, fazer com que, por vezes, o Senhor não fosse reconhecido. Neste evento, que prepara Pedro para a sua restauração após ter negado a Cristo, aprendemos algumas coisas sobre o nosso próprio relacionamento com o Cristo ressuscitado. Em primeiro lugar, não podemos fazer nada se o Senhor não nos ajudar. Eles pescaram a noite toda, mas foi preciso a vontade do Senhor para que a rede se enchesse. Quando Pedro chega a terra, observa que Jesus não precisa dos peixes que apanhamos. Ele já tinha preparado o seu próprio peixe. O que temos nós para oferecer a Deus? Apenas um coração de servo e um espírito obediente. Aquelas brasas devem ter significado algo para Pedro. Foi ao calor de umas brasas que ele tinha negado conhecer o Salvador da sua alma (a palavra “brasas” apenas aparece nestas duas ocasiões). Não nos podemos relacionar com Cristo, se não estivermos dispostos a reconhecer, confessar e deixar o nosso pecado. Ao mudarmos de ideias relativamente ao nosso erro, a graça de Deus é suficiente para vivermos uma nova vida. A mensagem de Cristo não é, “venha como está e fique como está”. A mensagem de Cristo é “venha como está e deixe-me mudar a sua vida.”

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).     

Sem comentários:

Enviar um comentário