sábado, 30 de março de 2013

(Devocional) A nova vida do arrependido - Lev. 14:1-9

Sábado, 30 de Março de 2013
Leitura Bíblica Diária: Levítico 11-15

"Depois falou o SENHOR a Moisés, dizendo: esta será a lei do leproso no dia da sua purificação: será levado ao sacerdote, e o sacerdote sairá fora do arraial, e o examinará, e eis que, se a praga da lepra do leproso for sarada, então o sacerdote ordenará que por aquele que se houver de purificar se tomem duas aves vivas e limpas, e pau de cedro, e carmesim, e hissopo. Mandará também o sacerdote que se degole uma ave num vaso de barro sobre águas vivas, e tomará a ave viva, e o pau de cedro, e o carmesim, e o hissopo, e os molhará, com a ave viva, no sangue da ave que foi degolada sobre as águas correntes. E sobre aquele que há de purificar-se da lepra espargirá sete vezes; então o declarará por limpo, e soltará a ave viva sobre a face do campo. E aquele que tem de purificar-se lavará as suas vestes, e rapará todo o seu pêlo, e se lavará com água; assim será limpo; e depois entrará no arraial, porém, ficará fora da sua tenda por sete dias; e será que ao sétimo dia rapará todo o seu pêlo, a sua cabeça, e a sua barba, e as sobrancelhas; sim, rapará todo o pêlo, e lavará as suas vestes, e lavará a sua carne com água, e será limpo."
Levítico 14:1-9  

Na Bíblia a lepra é comparada ao pecado. Se para as pessoas, a lepra era uma sentença de morte, para Deus não há nada que não tenha solução. Esta passagem é de uma enorme esperança pois descreve os passos a tomar quando a pessoa era curada da lepra. Ainda bem que Deus tem solução para os maiores problemas. O v. 5, diz que parte do sacrifício a ser apresentado deveria ser preparado sobre “águas vivas”. Jesus promete dar “água viva” a todo aquele que lha pedir. Não é maravilhoso sabermos Quem é a fonte desta água viva? Ela é a única que pode sarar-nos da doença do pecado. Como sempre, associado ao pecado está o derramamento de sangue. Este é um princípio universal e eterno. Se quisermos os nossos pecados perdoados, temos de confiar no sangue que foi derramado por nós. Só o sangue puro de Jesus é suficiente como oferta pelo nosso pecado. Uma das aves oferecidas pelo leproso curado deveria ser solta sobre o campo (v. 7). Isto simboliza o desaparecimento do poder do pecado sobre o arrependido. Depois de confiarmos em Cristo já não somos servos do pecado. A purificação descrita nos vs. 8-9, fala de uma nova vida. Somos libertos do pecado não para ficarmos a pensar no que era e no que podia ter sido. Somos libertos do pecado para servirmos a Deus naquilo que virá a ser. Devemos entregar-nos à nova vida que Ele tem para nós.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).        

Sem comentários:

Enviar um comentário