quarta-feira, 13 de março de 2013

(Devocional) Queríamos ver Jesus - Jo. 12:20-36

Quarta-feira, 13 de Março de 2013
Leitura Bíblica Diária: João 11-15

"Ora, havia alguns gregos, entre os que tinham subido a adorar no dia da festa. Estes, pois, dirigiram-se a Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e rogaram-lhe, dizendo: Senhor, queríamos ver a Jesus. Filipe foi dizê-lo a André, e então André e Filipe o disseram a Jesus. E Jesus lhes respondeu, dizendo: E chegada a hora em que o Filho do homem há de ser glorificado. Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guarda-la-á para a vida eterna. Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará. Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isto vim a esta hora. Pai, glorifica o teu nome. Então veio uma voz do céu que dizia: Já o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei. Ora, a multidão que ali estava, e que a ouvira, dizia que havia sido um trovão. Outros diziam: Um anjo lhe falou. Respondeu Jesus, e disse: Não veio esta voz por amor de mim, mas por amor de vós. Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo. E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim. E dizia isto, significando de que morte havia de morrer. Respondeu-lhe a multidão: Nós temos ouvido da lei, que o Cristo permanece para sempre; e como dizes tu que convém que o Filho do homem seja levantado? Quem é esse Filho do homem? Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai. Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz. Estas coisas disse Jesus e, retirando-se, escondeu-se deles."
João 12:20-36  

Alguns gregos dirigem-se a Filipe e dizem “queríamos ver a Jesus”. Gosto muito deste pedido. Temos muito a aprender com ele. Por muito interessantes que pensemos ser (não somos), aquilo que os outros precisam é de ver Jesus. Ele é que traz paz, salvação e transformação de vidas. É isso mesmo que Jesus aproveita para ensinar nesta passagem. Temos de aprender a morrer para nós mesmos (v. 24). A única forma de produzirmos frutos eternos é abrirmos mão de nós mesmos e deixarmos Cristo viver, por completo, em nós. Todos nós queremos ser bons servos. Servir é seguir (v. 26). Para sermos bons servos temos de aprender com Cristo, estar atentos às Suas Palavras e dispostos a seguir para onde quer que Ele nos mandar. Na crucificação, Cristo foi levantado. O Seu sacrifício foi público. No entanto isso é também uma imagem do que Ele quer continuar a fazer neste mundo. Ele quer ser levantado, para continuar a atrair todos a Ele (v. 32). Tal como João Baptista, a nossa atitude deve ser, convém que Ele cresça e que eu diminua. Deus não nos deixa sós para aplicarmos isto às nossas vidas. Ainda bem, pois não é com naturalidade que nos rebaixamos e morremos para nós mesmos. Temos a luz de Cristo (v. 35) para nos confortar, guiar e fortalecer. Aproveitemos a luz que Ele derrama em nós. A vida que Ele tem para nós é possível porque somos Seus filhos e, porque Ele é luz, somos filhos da luz.                        

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).    

Sem comentários:

Enviar um comentário