terça-feira, 5 de março de 2013

(Devocional) O primeiro milagre - Jo. 2:1-11

Segunda-feira, 4 de Março de 2013
Leitura Bíblica Diária: João 1-5

"E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus. E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas. E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes. Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram. E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo. E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele."
João 2:1-11  

Alguns desprezam este primeiro milagre de Jesus devido à aparente trivialidade do mesmo. Afinal de contas, o que tem de especial transformar água em vinho? Vejamos alguns pormenores. Em primeiro lugar, vemos que Ele que não é do mundo, está no mundo e, para ganhar os pecadores vai ao encontro deles onde eles se encontram. Quando Jesus diz à Sua mãe, “que tenho eu contigo?”, está a usar uma expressão que na Bíblia quer dizer que eles estão em campos diferentes um do outro. Como Messias, Jesus é apenas movido pela vontade de Deus. A Sua obediência a Deus não é limitada pelos constrangimentos da carne. Quantos é que são incapazes de pregar a verdade ao pé de pessoas diferentes deles mesmos? Vemos também, no exemplo de Maria e dos empregados, que não precisamos de entender todas as coisas para obedecermos aos planos de Deus. As palavras de Jesus devem ter parecido estranhas para a sua mãe. No entanto, ela diz, “Fazei tudo quanto Ele vos disser.” Não vemos dos empregados qualquer palavra de objecção, apesar de ser estranho voltar a encher as talhas da água de lavar as mãos e depois levar essa água ao mestre-sala. É a obediência nos pormenores que trará maior glória a Deus quando o Seu poder se manifesta. Finalmente, a grande intenção do milagre era mostrar que Jesus era maior do que a lei de Moisés e os costumes do povo. A mais suja das vidas, que a religião não pode transformar, torna-se nas mãos do Salvador no melhor dos néctares.  

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).    

Sem comentários:

Enviar um comentário