terça-feira, 12 de março de 2013

(Devocional) Queremos a presença de Deus? - Ex. 33:1-6

Terça-feira, 12 de Março de 2013
Leitura Bíblica Diária: Êxodo 31-35

"Disse mais o SENHOR a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que fizeste subir da terra do Egito, à terra que jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó, dizendo: À tua descendência a darei. E enviarei um anjo adiante de ti, e lançarei fora os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus, a uma terra que mana leite e mel; porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo de dura cerviz, para que te não consuma eu no caminho. E, ouvindo o povo esta má notícia, pranteou-se e ninguém pós sobre si os seus atavios. Porquanto o SENHOR tinha dito a Moisés: Dize aos filhos de Israel: És povo de dura cerviz; se por um momento subir no meio de ti, te consumirei; porém agora tira os teus atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer. Então os filhos de Israel se despojaram dos seus atavios, ao pé do monte Horebe."
Êxodo 33:1-6  

Vemos na Palavra de Deus a dificuldade que o povo de Israel teve para se manter fiel. Estes relatos servem para nosso aviso e para sabermos que, se mantivermos os nossos olhos em Deus, a vida cristã vitoriosa será uma realidade. Uma das lições que temos de aprender é não considerar as bênçãos como permanentes. Nesta passagem vemos que o povo se havia habituado à presença de Deus entre eles e pensavam, e agiam, como se isso fosse durar para sempre. Face à desobediência deles, Deus diz-lhes que não continuará no meio deles. A partir dali seria um anjo a guiá-los até à terra prometida (v. 2). Nenhum anjo substitui a presença do Próprio Deus! Estamos rodeados de coisas e pessoas que querem ocupar na nossa vida o lugar que é de Deus. Nada do que este mundo tenha para oferecer é melhor do que caminharmos em comunhão com Deus. Os v. 4-5 falam-nos sobre o costume do povo nesta altura de usar atavios. Estes atavios (enfeites) eram provavelmente o uso, pelos homens, de pulseiras, nos braços e nas pernas, tal como era costume dos homens egípcios. Deus já tinha dito que não queria que eles os usassem (v. 5). No entanto, apenas quando se vêm confrontados com as consequências da desobediência é que eles decidem parar. O v. 6 diz-nos que, a partir do monte Horebe, os judeus nunca mais usaram atavios. Vale a pena abrir mão, de forma permanente, de alguma coisa se isso significa passar a estar em comunhão com Deus.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).    

Sem comentários:

Enviar um comentário