quarta-feira, 6 de março de 2013

(Devocional) A simplicidade de Cristo - 2 Co. 11:1-4

Quarta-feira, 6 de Março de 2013
Leitura Bíblica Diária: 2 Coríntios 11:1-4

"Quisera eu me suportásseis um pouco na minha loucura! Suportai-me, porém, ainda. Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo. Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis."
2 Coríntios 11:1-4  

Esta era uma carta que Paulo escrevia certamente entre lágrimas e muita oração. A igreja de Corinto era especial para o apóstolo. Ele tinha passado pelo menos dois anos naquela cidade e aquela igreja era fruto dos seus esforços pessoais. Não admira que ele lhes fale com tal sinceridade. A loucura de que Paulo fala é de se gloriar em si mesmo. Ele estava consciente que mesmo o grande zelo que tinha por aqueles crentes era obra de Deus no seu coração. Era importante eles saberem do zelo que Paulo tinha por eles. Era loucura terem que ouvi-lo do próprio. Os Coríntios estavam sujeitos a receberem no seu meio quem lhes fosse pregar um outro Jesus (v. 4). Paulo temia que eles se viessem a afastar da “simplicidade que há em Cristo”. A vida cristã, impossível ao homem, torna-se possível ao que crê. Pela fé em Cristo a pessoa nasce de novo. Pela fé em Cristo o crente vive a vida vitoriosa. Nada deve ser acrescentado a Cristo. Este alerta é para nós. Não é por falar de Jesus que qualquer ensinamento deve ser escutado. Não é por ser feito em nome de Jesus, que qualquer milagre deve ser considerado. Qual Jesus? O verdadeiro, bíblico, simples? Paulo temia que os sentidos deles, tais como os de Eva, fossem corrompidos. É pelos sentidos que a tentação se apropria do crente. Aquilo que é consumado na vida, começa por entrar, pelos sentidos, no coração. Que possamos estar atentos, escutar os conselhos de Deus e permanecer na simplicidade que há em Cristo.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).      

Sem comentários:

Enviar um comentário