domingo, 10 de março de 2013

(Devocional) Fazer as obras de Deus - Jo. 6:28-59

Domingo, 10 de Março de 2013
Leitura Bíblica Diária: João 6-10

"Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus? Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou. Disseram-lhe, pois: Que sinal, pois, fazes tu, para que o vejamos, e creiamos em ti? Que operas tu? Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer o pão do céu. Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu. Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão. E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. Mas já vos disse que também vós me vistes, e contudo não credes. Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu. E diziam: Não é este Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos? Como, pois, diz ele: Desci do céu? Respondeu, pois, Jesus, e disse-lhes: Não murmureis entre vós. Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim. Não que alguém visse ao Pai, a não ser aquele que é de Deus; este tem visto ao Pai. Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer? Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre. Ele disse estas coisas na sinagoga, ensinando em Cafarnaum."
João 6:28-59  

Jesus está na Galiléia e esta passagem faz parte da Sua manifestação à nação de Israel. O Salvador apresenta o Seu plano e os fundamentos da Sua doutrina. O povo de Israel tinha deixado Deus e se transformado numa nação religiosa. A religião é a tentativa do homem chegar a Deus por suas próprias mãos e na sua própria força. A Bíblia ensina-nos que temos a lei de Deus gravada em nossos corações. Todos temos um vazio que só Deus pode preencher. Todos o tentam preencher de variadas formas. Um dos caminhos errados para a salvação é tentar fazer boas obras. A ideia é a de que a ira de Deus se acalmará com as coisas boas que fizermos. A pergunta que fazem a Jesus é com isto em mente (v. 28). O que podemos fazer de bom para chegarmos a Deus? Mais uma vez vemos a simplicidade da mensagem de Cristo. A obra que temos a fazer é crer em Jesus. Alcançamos a salvação quando depositamos a nossa fé em Cristo. Ele é o verdadeiro alimento que desceu do Céu. Ele é superior ao maná do deserto porque esse as pessoas comiam e voltavam a ter fome. Quem aceita Jesus, não precisa de mais nada. O problema da religião é que ela não satisfaz. O homem precisa sempre de mais religião em doses cada vez mais elevadas. Cristo satisfaz. A vida que Ele nos oferece é para sempre, Ele nunca nos lançará fora (v. 37). Você está a confiar Nele?     

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário