terça-feira, 5 de março de 2013

(Devocional) O Leviatã - Job 41:1-10

Terça-feira, 5 de Março de 2013
Leitura Bíblica Diária: Job 41-42

"Poderás tirar com anzol o leviatã, ou ligarás a sua língua com uma corda? Podes pór um anzol no seu nariz, ou com um gancho furar a sua queixada? Porventura multiplicará as súplicas para contigo, ou brandamente falará? Fará ele aliança contigo, ou o tomarás tu por servo para sempre? Brincarás com ele, como se fora um passarinho, ou o prenderás para tuas meninas? Os teus companheiros farão dele um banquete, ou o repartirão entre os negociantes? Encherás a sua pele de ganchos, ou a sua cabeça com arpões de pescadores? Põe a tua mão sobre ele, lembra-te da peleja, e nunca mais tal intentarás. Eis que é vã a esperança de apanhá-lo; pois não será o homem derrubado só ao vê-lo? Ninguém há tão atrevido, que a despertá-lo se atreva; quem, pois, é aquele que ousa erguer-se diante de mim?"
Job 41:1-10  

Deus descreve a Job o incrível Leviatã. Podemos dizer que se tratava de um terrível animal. Job, que viveu poucas centenas de anos após o grande dilúvio, conviveu certamente com muitos animais que hoje não existem. Os grandes dinossauros, incapazes de se adaptarem ao clima e geografia pós-diluvianos, acabaram por se extinguir. Não sabemos se o Leviatã se tratava de um dinossauro, mas a sua descrição é de um animal que era impossível de dominar. Era de tal forma poderoso que ninguém sequer pensaria tentar caçá-lo ou prendê-lo fosse com o que fosse. Era isto que Job precisava de aprender sobre Deus. Não havia dúvida de que Job era um exemplo para todos quanto à sua caminhada com Deus e a sua condição moral era irrepreensível. Ele não estava a passar por todos aqueles problemas por ter algum pecado escondido e faltas por confessar. Job era alguém que vivia de forma íntegra perante Deus e os homens. Agora, no seu esforço por tentar entender porque estava a passar por tamanha provação, ele pensa que pode condicionar Deus pela sua justiça. “Se eu ao menos tivesse uma oportunidade de me defender,” pensava ele, “o Senhor não terá outra opção que não seja libertar-me (nem que seja pela morte), de tamanha tribulação.” Por outras palavras, ele, que nem conseguia controlar um dos animais de Deus, queria controlar o próprio Deus! Deus é soberano! Não podemos (nem devemos tentar) condicionar a acção da mão do Senhor. Devemos colocar-nos debaixo da Sua imensa sabedoria.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).     

Sem comentários:

Enviar um comentário