terça-feira, 3 de setembro de 2013

(Devocional) Assim És Tu! - Sl. 53:1-5

AttributionNoncommercial Some rights reserved by JB London


Terça-feira, 3 de Setembro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Salmos 51-55

Masquil de Davi para o músico-mor, sobre Maalate. Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, e cometido abominável iniqüidade; não há ninguém que faça o bem. Deus olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus. Desviaram-se todos, e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não, nem sequer um. Acaso não têm conhecimento os que praticam a iniqüidade, os quais comem o meu povo como se comessem pão? Eles não invocaram a Deus. Ali se acharam em grande temor, onde não havia temor, pois Deus espalhou os ossos daquele que te cercava; tu os confundiste, porque Deus os rejeitou.”
Salmo 53:1-5

Temos neste salmo a descrição de como é um pecador poderoso, no auge do seu orgulho. Não há ninguém acima dele e ninguém lhe diz o que fazer. Podemos olhar para o lado e fingir que não é connosco, no entanto, se formos honestos, conseguimo-nos reconhecer a nós mesmos nas palavras deste salmo. O homem longe de Deus é capaz das piores coisas. Toda a humanidade, ricos e pobres, novos e velhos, homens e mulheres, se não se submetem a Deus, são tal qual este néscio. No versículo 4, o salmista diz-nos que as pessoas que descrevia eram responsáveis por acções torpes e malignas contra o povo de Deus. É importante repararmos que as acções erradas que eles cometem são antecedidas pelos maus pensamentos do coração (v. 1). Todo o pecado tem a sua origem no coração. É fundamental que entreguemos a Deus, não só a forma como vivemos as nossas vidas, mas, também, os pensamentos, intenções e atitudes do coração. Muitos que se dizem crentes nos seus corações, “não há Deus”, ou, pelo menos, vivem como se Ele não existisse. O salmo termina com palavras de salvação porque, se é verdade que todos os homens são pecadores, também é verdade que, em Cristo, há salvação disponível para todos. Jesus é o único caminho para sermos salvos. Se não entrarmos por Ele, a Única porta, o pecado que temos, toma proporções eternas. É nesta vida, enquanto respiramos a misericórdia de Deus, que se tomam as decisões para a eternidade.  

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).

Sem comentários:

Enviar um comentário