sábado, 14 de setembro de 2013

(Devocional) Não agir por impulso - II Sam. 16:5-14

AttributionNoncommercialNo Derivative Works Some rights reserved by Sebastiano Pitruzzello (aka gorillaradio)

Sábado, 14 de Setembro de 2013
Leitura Bíblica Diária: II Samuel 16-20

“E, chegando o rei Davi a Baurim, eis que dali saiu um homem da linhagem da casa de Saul, cujo nome era Simei, filho de Gera, e, saindo, ia amaldiçoando. E atirava pedras contra Davi, e contra todos os servos do rei Davi; ainda que todo o povo e todos os valentes iam à sua direita e à sua esquerda. E, amaldiçoando-o Simei, assim dizia: Sai, sai, homem de sangue, e homem de Belial. O SENHOR te deu agora a paga de todo o sangue da casa de Saul, em cujo lugar tens reinado; já deu o SENHOR o reino na mão de Absalão teu filho; e eis-te agora na tua desgraça, porque és um homem de sangue. Então disse Abisai, filho de Zeruia, ao rei: Por que amaldiçoaria este cão morto ao rei meu senhor? Deixa-me passar, e lhe tirarei a cabeça. Disse, porém, o rei: Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia? Ora deixai-o amaldiçoar; pois o SENHOR lhe disse: Amaldiçoa a Davi; quem pois diria: Por que assim fizeste? Disse mais Davi a Abisai, e a todos os seus servos: Eis que meu filho, que saiu das minhas entranhas, procura a minha morte; quanto mais ainda este benjamita? Deixai-o, que amaldiçoe; porque o SENHOR lho disse. Porventura o SENHOR olhará para a minha miséria; e o SENHOR me pagará com bem a sua maldição deste dia. Prosseguiram, pois, o seu caminho, Davi e os seus homens; e também Simei ia ao longo do monte, defronte dele, caminhando e amaldiçoando, e atirava pedras contra ele, e levantava poeira. E o rei e todo o povo que ia com ele chegaram cansados, e refrescaram-se ali.”
II Samuel 16:5-14

David é aqui colocado numa enorme tentação. Traído por seu filho, obrigado a fugir da sua casa e da sua cidade, escorraçado por muitos que lhe deviam fidelidade, agora tem de ouvir as palavras insultuosas de alguém que o amaldiçoa e chama filho de satanás (v. 7). David estava armado e rodeado de homens de guerra que lhe eram fiéis. Que fácil seria acabar com a vida do desgraçado que o estava a ofender! Não só deveria ter pensado nisso, como isso lhe é até sugerido por Abisai (v. 9). Quantas vezes isso é tudo o que precisamos. Apesar de sabermos que é errado, temos uma vontade esmagadora para seguir em determinada tentação. Depois, encontramos quem nos apoia na iníqua decisão…. Nunca devemos fazer o mal por sermos incitados a fazê-lo. Além disso, nunca as nossas palavras devem servir de desculpa para que outros desobedeçam a Deus. Que o nosso falar seja claro e sensato. Se não tivermos a certeza das consequências de certas palavras, devemos manter-nos calados. David escolhe o melhor. Ele escolhe não agir por impulso mas, em vez disso, colocar as coisas nas mãos de Deus. Essa é sempre a melhor escolha e temos muito aqui a aprender. Quantos embaraços já teríamos evitado se tivéssemos deixado tudo nas mãos de Deus? Lembre-se, o futuro não está nas suas mãos, mas você conhece as mãos que seguram o futuro.  

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).

Sem comentários:

Enviar um comentário