quarta-feira, 25 de setembro de 2013

(Devocional) O Sentido Para a Vida - Ef. 4:2-16

Attribution Some rights reserved by midiman

Quarta-feira, 25 de Setembro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Efésios 1-5

“Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o Qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. Ora, isto – Ele subiu – que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o Mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. E Ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo nAquele que é a Cabeça, Cristo, do Qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.”
Efésios 4:2-16

Muitos procuram-no por todos os lados e de diversas formas. O sentido para a vida parece fugidio e pertença apenas de um grupo restrito. A Palavra de Deus diz-nos o contrário. Pelos vistos o livro de Efésios responde várias vezes a esta questão. Para sabermos qual o sentido da vida precisamos de saber quem somos. Em Cristo, pertencemos a um corpo comum. Partilhamos com todos os nossos irmãos e irmãs da mesma graça, missão e propósito. O sacrifício de Cristo na cruz comprou-nos a justificação e livrou-nos da condenação do pecado. A Sua ressurreição prova que estamos livres, igualmente, do poder do pecado. Assim, por não estarmos mais obrigados a servir à nossa carne, estamos livres para servir ao Senhor. Servi-Lo onde e a fazer o quê? Ele distribui dons aos homens (v. 8). Não há nenhum dos filhos de Deus que não seja chamado para alguma coisa. O mesmo que chama é O que capacita. Deus distribui diferentes dons por todos (v. 11). Agora vem um ponto muito importante, é no desempenho do seu dom, dado por Deus, e usado para a vontade de Deus, que cada um é aperfeiçoado (v. 12). Quando iniciamos uma viagem gostamos de saber qual o destino. O destino do nosso aperfeiçoamente é a imagem de Cristo (v. 13). Chegamos, pois, à conclusão que o mundo inteiro busca. Qual o sentido para a vida? O sentido para a vida é Cristo.

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).             

Sem comentários:

Enviar um comentário