segunda-feira, 23 de setembro de 2013

(Devocional) Fazer bem a todos – Ga. 6:1-10

AttributionNoncommercialNo Derivative Works Some rights reserved by tim.la

Segunda-feira, 23 de Setembro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Gálatas 65

“Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro. Porque cada qual levará a sua própria carga. E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui. Não erreis: Deus não Se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.”
Gálatas 6:1-10

Um grande defeito da nossa carne é julgarmo-nos melhor do que os outros. Aliás, essa grande tendência, partilhada por todos nós, é a responsável por muitos estarem longe da vida eterna, julgando-se merecedores do céu, apenas porque julgam erradamente que, os seus defeitos são menores do que os do vizinho. Se esta característica da humanidade caída tem desviado muitos dos portões celestiais, também é verdade que ao criticarem os erros alheios, por se julgarem imunes a eles, acabam por neles caírem. Cuidado! Se te pensas capacitado a ajudar outro no seu erro, não o faças de forma a caíres no mesmo erro. Muitos partem com nobres intenções de ajudar a recuperar o irmão caído, mas com ideias completamente erradas sobre si mesmos. Somos tão frágeis como qualquer um e todos precisamos de Deus por igual. Quando deixamos que a carne nos leve por esses caminhos de orgulho, acabamos por colher corrupção. Ou seja, ao ignorarmos que precisamos de Deus constantemente e que não temos força em nós mesmos, iremos entrar num caminho que acabará sempre em destruição. Só quando dominarmos esta importante lição, vamos estar em condições de fazer bem a outros. Aqui é-nos dito que os primeiros que precisam da nossa ajuda são os outros crentes, os “domésticos da fé”. Nunca nos esqueçamos, todos precisamos de Deus de igual forma. Ele tem de ser tudo em todos.

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).

Sem comentários:

Enviar um comentário