terça-feira, 24 de setembro de 2013

(Devocional) Juízes Injustos - Sl. 82:1-5

AttributionNoncommercial Some rights reserved by SalFalko

Terça-feira, 24 de Setembro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Salmos 81-85

“Salmo de Asafe. Deus está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses. Até quando julgareis injustamente, e aceitareis as pessoas dos ímpios? (Selá.) Fazei justiça ao pobre e ao órfão; justificai o aflito e o necessitado. Livrai o pobre e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios. Eles não conhecem, nem entendem; andam em trevas; todos os fundamentos da terra vacilam.”
Salmo 82:1-5

Este salmo fala sobre juízes e justiça. Para abordar este tema é importante a forma como o salmo começa. Deus está acima de todos os juízes da terra. Ele não é só o melhor de todos os juízes. Deus é justiça. Por isso, se comparado com Deus, o homem será sempre um juíz injusto. Não é bom deixarmos que o nosso raciocínio tome as nossas decisões por nós. Não é bom deixarmos que as outras pessoas sejam julgadas pela nossa forma de pensar. Somos maus juízes. Todos já devemos ter tido ocasiões em que a nossa primeira impressão sobre alguém não correspondeu depois ao que as pessoas eram na realidade. Todos somos culpados do versículo 2. Ainda bem que Deus não olha à aparência das pessoas. Todos são objecto do Seu amor. Deus fez-Se carne para morrer por todo o mundo. É por isso que devemos dixar que Deus nos auxilie em todas as decisões e todas as opiniões. Em Deus está o verdadeiro conhecimento e, longe Dele, não há verdade. Sabemos que Deus não nos deixa sós para tomarmos as decisões. Ele fala connosco através da Sua Palavra. Se estivermos seguros que Ele é justiça, então não recearemos em deixar as coisas nas Suas mãos. Em qualquer situação escura ou duvidosa, Ele é luz. Ele não nos deixará na dúvida. Se confiarmos Nele, mesmo que demore a resposta pela qual estamos à espera, ela chegará. A Sua resposta será verdadeira, equilibrada, segura e justa, porque Ele é um justo juíz.    

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).

Sem comentários:

Enviar um comentário