quinta-feira, 12 de setembro de 2013

(Devocional) Culpados do Afastamento de Outros - Sl. 69:1-12

AttributionNoncommercialNo Derivative Works Some rights reserved by Send me adrift.

Quinta-feira, 12 de Setembro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Salmos 66-70

“Salmo de Davi para o músico-mor, sobre Shoshanim. Livra-me, ó Deus, pois as águas entraram até à minha alma. Atolei-me em profundo lamaçal, onde se não pode estar em pé; entrei na profundeza das águas, onde a corrente me leva. Estou cansado de clamar; a minha garganta se secou; os meus olhos desfalecem esperando o meu Deus. Aqueles que me odeiam sem causa são mais do que os cabelos da minha cabeça; aqueles que procuram destruir-me, sendo injustamente meus inimigos, são poderosos; então restituí o que não furtei. Tu, ó Deus, bem conheces a minha estultice; e os meus pecados não te são encobertos. Não sejam envergonhados por minha causa aqueles que esperam em ti, ó Senhor, DEUS dos Exércitos; não sejam confundidos por minha causa aqueles que te buscam, ó Deus de Israel. Porque por amor de ti tenho suportado afrontas; a confusão cobriu o meu rosto. Tenho-me tornado um estranho para com meus irmãos, e um desconhecido para com os filhos de minha mãe. Pois o zelo da tua casa me devorou, e as afrontas dos que te afrontam caíram sobre mim. Quando chorei, e castiguei com jejum a minha alma, isto se me tornou em afrontas. Pus por vestido um saco, e me fiz um provérbio para eles. Aqueles que se assentam à porta falam contra mim; e fui o cântico dos bebedores de bebida forte.”
Salmo 69:1-12

David não era estranho aos problemas. O segundo rei de Israel passou muitos dos anos da sua vida a fugir aos que procuravam matá-lo, envolvido em várias guerras, e teve de lidar com as traições de servos, amigos e, até, familiares muito próximos. Para o crente, a vantagem não é deixar de ter lutas, mas a opção que tem de seguir a Deus na forma como reage aos problemas. Ele reconhece, perante Deus a sua iniquidade e imperfeição (v. 5). Um ensinamento importante desta passagem é o facto de David estar consciente que a forma como reagia aos problemas, sendo fiel a Deus ou não, poderia afectar os relacionamentos de outros com Deus. Muito se fala sobre a necessidade de cultivar bons relacionamentos e o melhor relacionamento que temos a cultivar é com o Senhor. O salmista sabe que outros, ao olhar para ele, poderiam ficar envergonhados ou confundidos” (v. 6). Devemos ter isto em consideração quando passamos por provações ou tentações. Podemos estar a prejudicar a vida espirital de outras pessoas. O que tenho eu a ver com os outros? Quer queiramos ou não o mundo está atento à forma como vivemos as nossas vidas. Para além de, pela nossa infidelidade, podermos danificar as caminhadas de outros crentes, podemos ainda tornarmo-nos em desculpas para a incredulidade dos pecadores (v. 12). Que tragédia quando, pela nosso mau testemunho, alguém acabar condenado ao inferno para todo o sempre. Sejamos abundantes na nossa fé em Deus.   

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).       

Sem comentários:

Enviar um comentário