segunda-feira, 16 de setembro de 2013

(Devocional) Críticas - II Co. 11:5-15

AttributionNoncommercialShare Alike Some rights reserved by failing_angel

Segunda-feira, 16 de Setembro de 2013
Leitura Bíblica Diária: II Coríntios 11-135


“Porque penso que em nada fui inferior aos mais excelentes apóstolos. E, se sou rude na palavra, não o sou contudo na ciência; mas já em todas as coisas nos temos feito conhecer totalmente entre vós. Pequei, porventura, humilhando-me a mim mesmo, para que vós fôsseis exaltados, porque de graça vos anunciei o Evangelho de Deus? Outras igrejas despojei eu para vos servir, recebendo delas salário; e quando estava presente convosco, e tinha necessidade, a ninguém fui pesado. Porque os irmãos que vieram da Macedônia supriram a minha necessidade; e em tudo me guardei de vos ser pesado, e ainda me guardarei. Como a verdade de Cristo está em mim, esta glória não me será impedida nas regiões da Acaia. Por quê? Porque não vos amo? Deus o sabe. Mas o que eu faço o farei, para cortar ocasião aos que buscam ocasião, a fim de que, naquilo em que se gloriam, sejam achados assim como nós. Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.”
II Coríntios 11:5-15

Nesta segunda carta, Paulo sente a necessidade de referir algumas das críticas que estavam a ser feitas a ele e ao seu ministério, na sua ausência e sem que tivesse a capacidade de se defender. Existem críticas para todos os gostos e que vêm de todas as direcções. Na verdade, nunca estamos completamente livre de críticas. Sabendo isso, é um erro viver a vida preocupados em evitar críticas. Elas virão. Neste caso, haviam alguns que estavam a criticar Paulo, porque ele não aceitou sustento financeiro dos Coríntios durante os anos em que ali ministrou. A argumentação deveria ser que todos os que têm alguma coisa importante a dizer, são pagos para isso. Portanto, a mensagem de Paulo não era importante. No entanto, por outro lado, haviam aqueles, prontos a criticarem Paulo por aceitar sustento financeiro vindo das igrejas da Macedónia. Trata-se de um típico caso de, “preso por ter cão, e preso por não o ter.” O apóstolo, finalmente, diz que muitos daqueles que estão a criticá-lo são falsos apóstolos e fraudulentos. Ou seja, tal como aqueles crentes em Corinto, temos de ter cuidado com aqueles que, dizendo-se irmãos, apresentam uma mensagem falsa. Tal como neste caso, até pode ser que a mensagem faça sentido de um ponto de vista de argumento racional. No entanto, o crente maduro, tem a responsabilidade de comparar a mensagem pregada com a Palavra de Deus, e seguir a direcção do Espírito Santo. Não siga críticas, siga a Cristo.

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).

Sem comentários:

Enviar um comentário