domingo, 1 de setembro de 2013

(Devocional) Lucrar com a mentira - 2Sam. 1:1-10

AttributionShare Alike Some rights reserved by 401(K) 2013
Domingo, 1 de Setembro de 2013
Leitura Bíblica Diária: 2 Samuel 1-5

"E sucedeu que, depois da morte de Saul, voltando Davi da derrota dos amalequitas, ficou dois dias em Ziclague; ao terceiro dia um homem veio do arraial de Saul, com as vestes rotas e com terra sobre a cabeça; e, chegando ele a Davi, se lançou no chão, e se inclinou. E Davi lhe disse: Donde vens? E ele lhe disse: Escapei do arraial de Israel. E disse-lhe Davi: Como foi lá isso? Peço-te, dize-mo. E ele lhe respondeu: O povo fugiu da batalha, e muitos do povo caíram, e morreram; assim como também Saul e Jônatas, seu filho, foram mortos. E disse Davi ao moço que lhe trazia as novas: Como sabes tu que Saul e Jônatas, seu filho, foram mortos? Então disse o moço que lhe dava a notícia: Cheguei por acaso à montanha de Gilboa, e eis que Saul estava encostado sobre a sua lança, e eis que os carros e a cavalaria apertavam-no. E, olhando ele para trás de si, viu-me, e chamou-me; e eu disse: Eis-me aqui. E ele me disse: Quem és tu? E eu lhe disse: Sou amalequita. Então ele me disse: Peço-te, arremessa-te sobre mim, e mata-me, porque angústias me têm cercado, pois toda a minha vida está ainda em mim. Arremessei-me, pois, sobre ele, e o matei, porque bem sabia eu que não viveria depois da sua queda, e tomei a coroa que tinha na cabeça, e o bracelete que trazia no braço, e os trouxe aqui a meu senhor."
2 Samuel 1:1-10
 David tinha sabido esperar o tempo de Deus. O trono de Israel não seria tomado, seria recebido das mãos de Deus. É nessa posição de paciente espera do tempo de Deus que encontramos David na cidade que lhe tinha servido de base. No v. 2, aparece-nos uma personagem curiosa. Este homem é amalequita e aparece como um fugitivo da guerra entre Saúl e os filisteus. Ele aparece com as vestes rotas e com terra sobre a cabeça, como se estivesse de luto pela morte do rei. Veremos que este homem é alguém que age apenas por interesse e que vai dizer o que acha que David quer ouvir. Por outras palavras, é alguém que não se importa de mentir, desde que isso lhe traga algum benefício. A mentira é um atentado à personalidade de Deus, pois Deus é verdade. Para poder lucrar com a mentira, a primeira coisa a fazer é lançar o engodo. É necessário dizer algo que chame a atenção e aguce o interesse. Este amalequita diz, de pronto, a David que Saúl e Jónatas estão mortos (v. 4). Assim, se David não se importar com a morte de Saúl, pode ser que se importe com a de Jónatas. O que interessava era chamar a atenção. Por vezes podemos ser tentados a pensar que uma mentira, se não fizer mal a ninguém e nos puder beneficiar ou livrar do mal, não terá qualquer mal. Não nos deixemos enganar. Deus não nos deixará numa posição em que somos obrigados a ser falsos. Confiemos nele. 

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário