sexta-feira, 6 de setembro de 2013

(Devocional) A sinceridade - Sl. 58:1-5

AttributionNoncommercialNo Derivative Works Some rights reserved by marianovsky

Sexta-feira, 6 de Setembro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Salmos 56-60

“Mictão de Davi para o músico-mor, Al-Tachete. Acaso falais vós, deveras, ó congregação, a justiça? Julgais retamente, ó filhos dos homens? Antes no coração forjais iniquidades; sobre a terra pesais a violência das vossas mãos. Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, falando mentiras. O seu veneno é semelhante ao veneno da serpente; são como a víbora surda, que tapa os ouvidos, para não ouvir a voz dos encantadores, do encantador sábio em encantamentos.”
Salmo 58:1-5

A palavra “mictão”, que aparece na introdução, refere-se a algo precioso. Este salmo, que parece estar relacionado com a perseguição de que David foi alvo, é uma das jóias de David. Não era só o rei Saúl que estava a perseguir a David, em nome do rei, toda a nação de Israel (chamada aqui de “congregação”) estava envolvida nas conspirações contra a sua vida. Quando um grupo de pessoas se organiza em torno daquilo que é desprezível, os danos que causam são perigosos e duradouros. Daí a importância de, enquanto igrejas, nos organizarmos em torno da agradável vontade de Deus. David sabia perfeitamente que o pecado tem a sua origem no coração (v. 2). Não temos um coração negro porque pecamos, pecamos porque temos um coração negro. A única coisa que nos limpa da nossa iniquidade é o precioso sangue de Cristo. Se não tivermos cuidado, e não buscarmos o perdão de todos os nossos pecados conhecidos, corremos o risco de envenenar outros (v. 4). O nosso pecado é pior do que o veneno da mais mortífera das serpentes. Esse é inofensivo para a serpente. O nosso pecado que não esteja debaixo do sangue é mortífero para nós e para aqueles que nos rodeiam. A pior coisa que alguém pode fazer é tapar os próprios ouvidos. Deus ama-nos ao ponto de querer chamar a nossa atenção. Para isso ele vai usar irmãos, família, ou até estranhos. Ele usa a Sua Palavra para tentar guiar-nos de volta à Sua vontade. Que loucura quando recusamos escutar a Sua voz!

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).

Sem comentários:

Enviar um comentário