terça-feira, 10 de setembro de 2013

(Devocional) Os erros dos outros e os nossos - II Sam. 12:1-14

AttributionNoncommercialShare Alike Some rights reserved by Shovelling Son


Terça-feira, 10 de Setembro de 2013
Leitura Bíblica Diária: II Samuel 11-15

“E o SENHOR enviou Natã a Davi; e, apresentando-se ele a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre. O rico possuía muitíssimas ovelhas e vacas. Mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela tinha crescido com ele e com seus filhos; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha. E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para assar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre, e a preparou para o homem que viera a ele.”
II Samuel 12:1-4

Deus envia o profeta Natan para repreender David pelos seus grandes pecados. Vemos aqui, claramente, o amor de Deus pelo Seu servo. A repreensão de Deus, por muito dura que seja, é prova do Seu amor. Infeliz o homem a quem Deus não repreende. Esse ainda não é Dele. Natan usa uma ilustração na qual conta a David de um homem rico que mata e come a única e preciosa cordeira de um pobre homem. David fica grandemente encolerizado. Como havia o rico podido fazer tal abominação? Natan tem de dizer-lhe que o próprio David é o autor desse grave pecado. Isto é algo de que nós também somos, tantas vezes, culpados. É muito mais fácil condenar os outros do que olhar para as nossas próprias faltas. Qual a lição a aprender? Ao olhar para o pecado de outros devemos, antes de exercer condenação, olhar bem para nós próprios. Seremos nós culpados do mesmo? O homem sábio aproveita as quedas dos outros de forma a se purificar a si mesmo e evitar os mesmos erros e armadilhas. Nunca deveremos condenar alguém por algo de que somos igualmente culpados. Deus quer usar-nos para repreensão e recuperação dos Seus filhos. Não o poderemos fazer sem nos purificarmos em primeiro lugar. David aprendeu que o seu pecado não foi, em primeiro lugar, contra Batseba ou Urias. David pecou em primeiro lugar contra Deus (v. 13). É a Deus que devemos pedir perdão em primeiro lugar e, depois, restaurar o que houver a ser restaurado. 

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).          

Sem comentários:

Enviar um comentário