quarta-feira, 4 de setembro de 2013

(Devocional) Obediência - II Sam. 6:1-7

AttributionNoncommercialNo Derivative Works Some rights reserved by Wicked LIttle Cake Company

Quarta-feira, 4 de Setembro de 2013
Leitura Bíblica Diária: II Samuel 6-10

“E tornou Davi a ajuntar todos os escolhidos de Israel, em número de trinta mil. E levantou-se Davi, e partiu, com todo o povo que tinha consigo, para Baalim de Judá, para levarem dali para cima a arca de Deus, sobre a qual se invoca o nome, o nome do SENHOR dos Exércitos, que se assenta entre os querubins. E puseram a arca de Deus em um carro novo, e a levaram da casa de Abinadabe, que está em Gibeá; e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo. E levando-o da casa de Abinadabe, que está em Gibeá, com a arca de Deus, Aiô ia adiante da arca. E Davi, e toda a casa de Israel, festejavam perante o SENHOR, com toda a sorte de instrumentos de pau de faia, como também com harpas, e com saltérios, e com tamboris, e com pandeiros, e com címbalos. E, chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus, e pegou nela; porque os bois a deixavam pender. Então a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus.”
II Samuel 6:1-7

Tratava-se de um grande acontecimento. A arca de Deus, sobre a qual repousava o glória do Altíssimo, deveria ser transportada de volta para o centro da vida do povo de Israel. David, o rei, havia decidido transportar a arca para a sua capital, a cidade de Jerusalém. Foi movimentado um grande ajuntamento de povo e uma enorme operação de logística para o efeito. David não teve o cuidade de consultar, com o devido cuidado, a Palavra de Deus. Deus havia deixado instruções claras sobre o transporte da arca. Ela deveria ser transportada por homens habilitados, usando as varas adequadas, conforme o plano dado por Deus a Moisés. Os mandamentos de Deus são claros, Deus sempre faz conhecida a Sua vontade. Os mandamentos de Deus não são sugestões. Deus espera que os sigamos de perto. Em vez de ser transportada como deveria ser, a arca foi colocada num carro (v. 3). Por muito novo que fosse o carro, tratava-se de desobediência à vontade expressa de Deus. Aqui a lição a ser aprendida é que a vontade de Deus é melhor do que as nossas melhores ideias. O carro que foi preparado para o efeito deveria ser o melhor carro disponível. Era, certamente, um veículo tecnologicamente avançado e deveria ser, também, uma obra de arte. Nada do que posssamos oferecer a Deus tem valor se for contrário à Sua vontade, por muita qualidade humana que tenha. Esta desobediência teve graves consequências (v. 7). Estejamos atentos à vontade de Deus.  

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes). 

Sem comentários:

Enviar um comentário