segunda-feira, 2 de setembro de 2013

(Devocional) Presunção e orgulho - Ez. 11:1-13

AttributionNoncommercial Some rights reserved by bill barber
Segunda-feira, 2 de Setembro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Ezequiel 11-15

"Então me levantou o Espírito, e me levou à porta oriental da casa do SENHOR, a qual olha para o oriente; e eis que estavam à entrada da porta vinte e cinco homens; e no meio deles vi a Jaazanias, filho de Azur, e a Pelatias, filho de Benaia, príncipes do povo. E disse-me: Filho do homem, estes são os homens que maquinam perversidade, e dão mau conselho nesta cidade. Os quais dizem: Não está próximo o tempo de edificar casas; esta cidade é o caldeirão, e nós a carne. Portanto, profetiza contra eles; profetiza, ó filho do homem. Caiu, pois, sobre mim o Espírito do SENHOR, e disse-me: Fala: Assim diz o SENHOR: Assim haveis falado, ó casa de Israel, porque, quanto às coisas que vos sobem ao espírito, eu as conheço. Multiplicastes os vossos mortos nesta cidade, e enchestes as suas ruas de mortos. Portanto, assim diz o Senhor DEUS: Vossos mortos, que deitastes no meio dela, esses são a carne e ela é o caldeirão; a vós, porém, vos tirarei do meio dela. Temestes a espada, e a espada trarei sobre vós, diz o Senhor DEUS. E vos farei sair do meio dela, e vos entregarei na mão de estrangeiros, e exercerei os meus juízos entre vós. Caireis à espada, e nos confins de Israel vos julgarei; e sabereis que Eu sou o SENHOR. Esta cidade não vos servirá de caldeirão, nem vós servireis de carne no meio dela; nos confins de Israel vos julgarei. E sabereis que Eu sou o SENHOR, porque não andastes nos meus estatutos, nem cumpristes os meus juízos; antes fizestes conforme os juízos dos gentios que estão ao redor de vós. E aconteceu que, profetizando eu, morreu Pelatias, filho de Benaia; então caí sobre o meu rosto, e clamei com grande voz, e disse: Ah! Senhor DEUS! Porventura darás tu fim ao remanescente de Israel?"
Ezequiel 11:1-13 
Ezequiel é escrito depois das grandes invasões de Nabucodonosor. Parte da população de Israel é levada cativa para a Babilónia. O próprio Ezequiel estava lá e é na Babilónia que ele escreve estas palavras. Ele foi levado, em visão, pelo Senhor até Jerusalém e é assim que ele ganha conhecimento do que lá se está a passar. As pessoas que haviam lá ficado, em vez de se humilharem perante o Senhor, vendo a consumação do Seu julgamento, resolvem aumentar ainda mais o tom da sua presunção e orgulho. No versículo 4 eles dizem que não é tempo de edificar casas. Com isso eles queriam dizer que o pior já tinha passado, já não ia haver destruição, por isso eles não teriam casas a construir. Depois, resolvem brincar com as palavras do profeta Jeremias (Jer. 1:13), dizendo que, como eram carne dentro de uma panela, então estavam bem. A panela era a protecção que eles tinham em relação ao exterior. Nada nem ninguém os poderia atingir agora. O orgulho do coração humano é a principal barreira entre o homem e Deus. Deus irá fazer tudo para derrubar o orgulho humano pois ele separa os homens do Seu eterno amor. Através de Ezequiel, Deus anuncia que a única carne que ficaria na panela seriam os mortos. Todos os outros seriam tirados de Jerusalém (v. 7). Qual o objectivo do Senhor através deste julgamento? “E sabereis que eu sou o Senhor” (v. 12). Até nos Seus julgamentos, o que Deus quer é relacionar-Se com os homens.
     
Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário