domingo, 8 de setembro de 2013

(Devocional) Os devoradores - Ez. 19:1-9

AttributionNoncommercialShare Alike Some rights reserved by amhuxham

Domingo, 8 de Setembro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Ezequiel 16-20

“E tu levanta uma lamentação sobre os príncipes de Israel, e dize: Quem foi tua mãe? Uma leoa entre os leões a qual, deitada no meio dos leõezinhos, criou os seus filhotes. E educou um dos seus filhotes, o qual veio a ser leãozinho e aprendeu a apanhar a presa, e devorou homens, e, ouvindo falar dele as nações, foi apanhado na cova delas, e o trouxeram com cadeias à terra do Egito. Vendo, pois, ela que havia esperado muito, e que a sua expectação era perdida, tomou outro dos seus filhotes, e fez dele um leãozinho. Este, pois, andando continuamente no meio dos leões, veio a ser leãozinho, e aprendeu a apanhar a presa, e devorou homens. E conheceu os seus palácios, e destruiu as suas cidades; e assolou-se a terra, e a sua plenitude, ao som do seu rugido. Então se ajuntaram contra ele os povos das províncias ao redor, e estenderam sobre ele a rede, e foi apanhado na cova deles.
E com cadeias colocaram-no em uma jaula, e o levaram ao rei de Babilônia; fizeram-no entrar nos lugares fortes, para que não se ouvisse mais a sua voz nos montes de Israel.”
Ezequiel 19:1-9

Deus manda Ezequiel dirigir-se aos reis de Judá (“príncipes de Israel”). Era um grande privilégio ser rei de qualquer nação, muito mais ser rei sobre a nação escolhida de Deus. O plano original de Deus era que Israel não tivesse rei e que olhasse constantemente para o Senhor para direcção. O povo quis ser igual a todas as outras nações e agora estavam a colher as consequências. Os reis tinham-se tornado em devoradores (v. 3), tal como Deus tinha avisado pela boca de Samuel. Os reis devoravam os recursos dos filhos de Israel e tinham guiado todo o povo a seguir na mesma direcção errada que eles tinham escolhido para si mesmos. Para além disso, os reis tinham recusado todos os avisos e correcções. Israel tinha a Palavra escrita, tinha o templo, tinha os anúncios dos profetas. Mesmo assim, preferiram continuar nos seus caminhos do que escutar a voz de Deus. E você? O que é que Deus lhe está a tentar dizer? O que é que viu ou ouviu da Palavra de Deus e que preferiu esquecer? Será que não vê que, hoje, Deus lhe dá mais uma oportunidade para escutar a Sua voz? rdo com as Suas condiçe de Deus, mas devem faz de fermento (smio 22:1-40-219O v. 9, fala-nos das graves consequências da desobediência. O rei de Judá deixaria de ser rei, seria expulso do seu trono e cidade, veria a destruição da sua família e nação e seria lançado na prisão de um país distante. Se está junto de Deus, não o deixe. Se está longe de Deus, escute a Sua voz.

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).

Sem comentários:

Enviar um comentário