domingo, 22 de setembro de 2013

(Devocional) A velhice de David - 1Rs. 1:1-4

Attribution Some rights reserved by zeevveez

Domingo, 22 de Setembro de 2013
Leitura Bíblica Diária: I Reis 1-5

“Sendo, pois, o rei Davi já velho, e entrado em dias, cobriam-no de roupas, porém não se aquecia. Então disseram-lhe os seus servos: Busquem para o rei meu senhor uma moça virgem, que esteja perante o rei, e tenha cuidado dele; e durma no seu seio, para que o rei meu senhor se aqueça. E buscaram por todos os termos de Israel uma moça formosa, e acharam a Abisague, sunamita; e a trouxeram ao rei. E era a moça sobremaneira formosa; e tinha cuidado do rei, e o servia; porém o rei não a conheceu.”
I Reis 1:1-4

Este livro de registos dos reinados dos reis de Israel, e de Judá, começa com o relato dos últimos dias de David. A vida deste rei foi uma vida de constante envolvimento em conflitos e de muito derramamento de sangue. Sabemos que, durante muitos anos, David se teve de refugiar em cavernas ou de dormir em acampamentos improvisados. O homem que encontramos no v. 1, é um homem que está a pagar, em termos físicos, pelos excessos da juventude. Pelos vistos, o rei sofre de um problema médico grave que lhe provoca hipotermia. Ou seja, por mais que o cubram com roupas quentes, ele não consegue aquecer. O v. 2, relata-nos os esforços que os servos de David fazem para dar ao rei o máximo de conforto possível. Eles confundiram qual era a sua função principal. Um filho de Deus nunca deve colocar a sua profissão à frente da sua fidelidade a Deus. No entanto, eles engendram o plano de fabricar um casamento com uma mulher jovem como forma de ajuda ao problema do rei. David já era casado e, por muito que o plano fizesse sentido do ponto de vista físico, era uma má escolha moral com consequências quer para David, como para a jovem escolhida. Do ponto de vista humano, ambos só tinham a ganhar. Do ponto de vista divino, era um erro. Nem sempre o que faz sentido para os homens é aprovado aos olhos de Deus. Devemos colocar a vontade de Deus à frente dos nossos interesses.

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).

Sem comentários:

Enviar um comentário