sábado, 21 de setembro de 2013

(Devocional) Caça ao dragão - Ez. 32:1-16

AttributionNoncommercialNo Derivative Works Some rights reserved by Kleinz1

Sábado, 21 de Setembro de 2013
Leitura Bíblica Diária: Ezequiel 31-35

“E sucedeu que, no ano duodécimo, no duodécimo mês, ao primeiro do mês, veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, levanta uma lamentação sobre Faraó, rei do Egito, e dize-lhe: Eras semelhante a um filho do leão entre as nações, mas tu és como uma baleia nos mares, e rompias os teus rios, e turbavas as águas com os teus pés, e pisavas os teus rios. Assim diz o Senhor DEUS: Portanto, estenderei sobre ti a minha rede com reunião de muitos povos, e te farão subir na minha rede. Então te deixarei em terra; sobre a face do campo te lançarei, e farei pousar sobre ti todas as aves do céu, e fartarei de ti os animais de toda a terra. E porei as tuas carnes sobre os montes, e encherei os vales da tua altura. E regarei com o teu sangue a terra onde nadas, até aos montes; e os rios se encherão de ti. E, apagando-te eu, cobrirei os céus, e enegrecerei as suas estrelas; ao sol encobrirei com uma nuvem, e a lua não fará resplandecer a sua luz. Todas as brilhantes luzes do céu enegrecerei sobre ti, e trarei trevas sobre a tua terra, diz o Senhor DEUS. E afligirei os corações de muitos povos, quando eu levar a tua destruição entre as nações, às terras que não conheceste. E farei com que muitos povos fiquem pasmados de ti, e os seus reis tremam sobremaneira, quando eu brandir a minha espada ante os seus rostos; e estremecerão a cada momento, cada um pela sua vida, no dia da tua queda. Porque assim diz o Senhor DEUS: A espada do rei de Babilônia virá sobre ti. Farei cair a tua multidão pelas espadas dos poderosos, que são todos os mais terríveis das nações; e destruirão a soberba do Egito, e toda a sua multidão será destruída. E exterminarei todos os seus animais sobre as muitas águas; nem as turbará mais pé de homem, nem as turbarão unhas de animais. Então farei assentar as suas águas, e farei correr os seus rios como o azeite, diz o Senhor DEUS. Quando eu tornar a terra do Egito em desolação, e ela for despojada da sua plenitude, e quando ferir a todos os que habitam nela, então saberão que Eu sou o SENHOR. Esta é a lamentação que se fará; que as filhas das nações farão; sobre o Egito e sobre toda a sua multidão, diz o Senhor DEUS.”
Ezequiel 32:1-16

Estava na altura de fazer uma lamentação sobre Faraó, o rei do Egipto. As lamentações eram geralmente encomendadas para os funerais pelo que o que está aqui a ser anunciado é o fim do domínio do Egipto. O Faraó é comparado com um dragão que se movimenta na água. O rio Nilo era a principal fonte de rendimento daquela terra e as suas enchentes davam uma vantagem agrícola ao Egipto que as outras nações não tinham. Assim, o poder do Faraó era militar, mas também económico, quem se poderia levantar contra uma nação assim? Aprendemos aqui que Deus é poderoso até contra dragões e a linguagem do v. 3 é uma linguagem de caça. Seria montada uma rede e até o dragão do Egipto seria apanhado nesta armadilha. A partir do v. 6, a linguagem faz referência às pragas que tinham caído sobre aquela terra antes da saída do povo de Israel da escravidão. A água transformou-se em sangue, e o sol, lua e estrelas deixaram de fazer brilhar a sua luz. Será que os Egípcios não se lembravam do poder de Deus? Que rápidos que nós somos a nos esquecemos não só do poder, mas da bondade de Deus. Se vivêssemos a nossa vida com a mesma fé com que recebemos Jesus, que diferente seriam todas as coisas. Infelizmente eles tinham-se esquecido. Esta é uma triste lamentação, pois é a lamentação sobre uma nação que viu em primeira mão o poder de Deus. Pagam-se caros tamanhos esquecimentos.

Nota: Se fizer a leitura bíblica recomendada (capítulos completos), irá ler durante o ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e os Salmos (duas vezes).

Sem comentários:

Enviar um comentário