terça-feira, 30 de julho de 2013

(Devocional) Não foi por acaso - Mc. 14:12-31

AttributionNoncommercialShare Alike Some rights reserved by jang1993
Terça-feira, 23 de Julho de 2013
Leitura Bíblica Diária: Marcos 11-15

"E, no primeiro dia dos pães ázimos, quando sacrificavam a páscoa, disseram-Lhe os discípulos: Aonde queres que vamos fazer os preparativos para comer a páscoa? E enviou dois dos Seus discípulos, e disse-lhes: Ide à cidade, e um homem, que leva um cântaro de água, vos encontrará; segui-o. E, onde quer que entrar, dizei ao senhor da casa: O Mestre diz: Onde está o aposento em que hei de comer a páscoa com os Meus discípulos? E ele vos mostrará um grande cenáculo mobilado e preparado; preparai-a ali. E, saindo os Seus discípulos, foram à cidade, e acharam como lhes tinha dito, e prepararam a páscoa.  E, chegada a tarde, foi com os doze. E, quando estavam assentados a comer, disse Jesus: Em verdade vos digo que um de vós, que Comigo come, há de trair-Me. E eles começaram a entristecer-se e a dizer-Lhe um após outro: Sou eu? E outro disse: Sou eu? Mas Ele, respondendo, disse-lhes: É um dos doze, que põe Comigo a mão no prato. Na verdade o Filho do Homem vai, como dEle está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do Homem é traído! Bom seria para o tal homem não haver nascido. E, comendo eles, tomou Jesus pão e, abençoando-o, o partiu e deu-lho, e disse: Tomai, comei, isto é o Meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho; e todos beberam dele. E disse-lhes: Isto é o Meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que por muitos é derramado. Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da vide, até àquele dia em que o beber, novo, no Reino de Deus. E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras. E disse-lhes Jesus: Todos vós esta noite vos escandalizareis em Mim; porque está escrito: Ferirei o Pastor, e as ovelhas se dispersarão. Mas, depois que Eu houver ressuscitado, irei adiante de vós para a Galiléia. E disse-Lhe Pedro: Ainda que todos se escandalizem, nunca, porém, eu. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que o galo cante duas vezes, três vezes Me negarás. Mas Ele disse com mais veemência: Ainda que me seja necessário morrer Contigo, de modo nenhum Te negarei. E da mesma maneira diziam todos também."
Marcos 14:12-31 


O que salta à vista nesta passagem é o facto de Jesus anunciar e explicar muito bem todo o plano de Deus. Ninguém deve ser apanhado de surpresa, pois Deus anuncia muito bem, e de diversas formas, qual é o Seu plano para os homens. Nos vs. 12-16, vemos como Jesus levou os discípulos a prepararem o lugar para a celebração da Páscoa. Tudo aconteceu como Ele disse. Nos vs. 17-21, Jesus anunciou aos discípulos que um deles O havia de trair. Mais uma vez, Ele estava certo. Nos vs. 22-26, através da maravilhosa ilustração da Ceia, Jesus anuncia a Sua entrega, de corpo e sangue, para a redenção dos homens. Ele ensinou que aquele pão era semelhante ao Seu corpo, da mesma maneira que era partido e entregue a todos. De igual forma, o fruto da vide, representava o seu sangue. Seria derramado e entregue aos homens. Tudo aconteceu tal como anunciado. No v. 27, Jesus diz que todos os discípulos O abandonariam. Infelizmente aconteceu também. No v. 28, o Senhor anuncia a Sua ressurreição. Glória a Deus, ela aconteceu! Nos vs. 29-31, Cristo anuncia em pormenor a negação de Pedro. Todos eles afirmaram que nunca O deixariam, mas o anúncio era verdadeiro. Deus faz anúncios sobre nós também. Ele diz que todos os que não tiverem o Filho perecerão. Ele diz que só há um caminho de salvação, Jesus Cristo. Todos os anúncios de Jesus aconteceram tal como Ele disse. Nada do que Lhe aconteceu foi por acaso. Porquê continuarmos a duvidar?

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

domingo, 28 de julho de 2013

(Devocional) Olhar o horizonte - Actos 20:1-6

Attribution Some rights reserved by Enrico Matteucci ☸
Segunda-feira, 22 de Julho de 2013
Leitura Bíblica Diária: Actos 16-20

"E, depois que cesou o alvoroço, Paulo chamau a si os discípulos e, abraçando-os, saiu para a Macedônia. E, havendo andado por aquelas terras, exortando-os com muitas palavras, veio à Grécia. E, passando ali três meses, e sendo-lhe pelos judeus postas ciladas, como tivesse de navegar para a Síria, determinou voltar pela Macedônia. E acompanhou-o, até à Ásia, Sópater, de Beréia, e, dos de Tessalônica, Aristarco, e Segundo, e Gaio de Derbe, e Timóteo, e, dos da Ásia, Tíquico e Trófimo. Estes, indo adiante, nos esperaram em Trôade. E, depois dos dias dos pães ázimos, navegamos de Filipos, e em cinco dias fomos ter com eles a Trôade, onde estivemos sete dias."
Actos 20:1-6 


Se lermos estes versículos apressadamente, não parece haver muito aqui, mas em cada frase estão variadas coisas a decorrer. Estamos na fase final da terceira viagem missionária Paulo e é chegado o momento de deixar Éfeso e visitar as outras igrejas. Sabemos por Act. 19:21, qual era a totalidade da sua intenção. Ele desejava visitar a maioria das igrejas que Deus lhe havia permitido plantar, passar a Jerusalém e ir a Roma. Não era uma tarefa pequena, principalmente naqueles dias e tendo em conta a crescente oposição ao evangelho. No entanto, Paulo havia-se habituado a não perder muito tempo a preocupar-se com questões menores. A sua missão era continuar a olhar o horizonte procurando aumentar o Reino de Deus e trazer o máximo de glória a Jesus Cristo. É importante repararmos que muitas tribulações lhe foram preparadas na sua estadia de três meses em Corinto (v. 3), e é precisamente aí que ele escreve a sua carta aos Romanos. Imagino que algumas pessoas o criticaram. Porque é que ele estava a perder o seu tempo a planear ir a Roma, quando ali mesmo em Corinto estavam a acontecer coisas graves? Porque era esse o projecto que Deus lhe tinha dado para fazer. Quantos de nós recebemos de Deus uma missão mas porque ela nos parece impossível, longa, difícil, logo a abandonamos quando vêm os primeiros problemas? Peça que Deus lhe dê uma visão daquilo que Ele quer que você faça para Ele. Depois, confie Nele e não desista. Vale a pena servir ao Senhor.  5

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

sábado, 27 de julho de 2013

(Devocional) A misericórdia não tarda - Jz. 13:1-7

Attribution Some rights reserved by sabianmaggy
Domingo, 21 de Julho de 2013
Leitura Bíblica Diária: Juizes 11-15

"E os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do SENHOR, e o SENHOR os entregou na mão dos filisteus por quarenta anos. E havia um homem de Zorá, da tribo de Dã, cujo nome era Manoá; e sua mulher, sendo estéril, não tinha filhos. E o anjo do SENHOR apareceu a esta mulher, e disse-lhe: Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho. Agora, pois, guarda-te de beber vinho, ou bebida forte, ou comer coisa imunda. Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus. Então a mulher entrou, e falou a seu marido, dizendo: Um homem de Deus veio a mim, cuja aparência era semelhante a de um anjo de Deus, terribilíssima; e não lhe perguntei donde era, nem ele me disse o seu nome. Porém disse-me: Eis que tu conceberás e terás um filho; agora pois, não bebas vinho, nem bebida forte, e não comas coisa imunda; porque o menino será nazireu de Deus, desde o ventre até ao dia da sua morte."
Juizes 13:1-7 


Mais uma vez o povo decidiu que estava melhor sem Deus. Mais uma vez eles iam ter que descobrir, da pior das maneiras, que valia a pena ter Deus do seu lado. Desta vez, o Senhor permitiu que o povo sofresse às mãos dos filisteus. Iriam ser necessários 40 anos para que Israel reconhecesse o seu erro e o Senhor os libertasse. O que é interessante, e é muito importante que o lembremos, é que Deus começou a preparar a libertação do povo muito antes do seu arrependimento. Ao vermos a revelação que Deus faz a Manoá e a sua esposa, vemos todo o amor de Deus em acção. “Deus prova o seu amor para connosco em que Cristo morreu por nós sendo nós ainda pecadores” (Rom. 5:8). No auge da sua rebeldia, Deus já estava a operar a sua libertação. Que Deus de amor! Esta passagem trata dos preparativos para o nascimento de Sansão. Apesar de os seus pais não saberem tudo o que estava reservado para o seu futuro filho, eles escutaram a voz de Deus e receberam este filho como bênção. Os filhos são bênçãos de Deus. Porque são bênção de Deus, os pais não devem querer guardar os filhos para si. Os filhos vêm de Deus e devem ser entregues a Ele. O que Deus quiser para os nossos filhos, deve ser o que nós queremos também.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

sexta-feira, 26 de julho de 2013

(Devocional) O que nos leva a buscar a Deus - Jr. 21:1-7

AttributionNoncommercialNo Derivative Works Some rights reserved by Martin Deutsch
Sábado, 20 de Julho de 2013
Leitura Bíblica Diária: Jeremias 21-25

"A palavra que veio a Jeremias da parte do SENHOR, quando o rei Zedequias lhe enviou a Pasur, filho de Malquias, e a Sofonias, filho de Maaséias, o sacerdote, dizendo: Pergunta agora por nós ao SENHOR, por que Nabucodonosor, rei de Babilônia, guerreia contra nós; bem pode ser que o SENHOR trate conosco segundo todas as suas maravilhas, e o faça retirar-se de nós. Então Jeremias lhes disse: Assim direis a Zedequias: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eis que virarei contra vós as armas de guerra, que estão nas vossas mãos, com que vós pelejais contra o rei de Babilônia, e contra os caldeus, que vos têm cercado de fora dos muros, e ajuntá-los-ei no meio desta cidade. E eu pelejarei contra vós com mão estendida e com braço forte, e com ira, e com indignação e com grande furor. E ferirei os habitantes desta cidade, assim os homens como os animais; de grande pestilência morrerão. E depois disto, diz o SENHOR, entregarei Zedequias, rei de Judá, e seus servos, e o povo, e os que desta cidade restarem da pestilência, e da espada, e da fome, na mão de Nabucodonosor, rei de Babilônia, e na mão de seus inimigos, e na mão dos que buscam a sua vida; e feri-los-á ao fio da espada; não os poupará, nem se compadecerá, nem terá misericórdia."
Jeremias 21:1-7 


Zedequias não era conhecido pela sua preocupação em fazer o que era a vontade de Deus. Ele tinha sido deixado no trono por Nabucodonosor mas, traindo a sua confiança, revoltou-se contra este rei, confiando na ajuda do Egipto. Agora, com todos os recursos a esgotarem-se rapidamente, ele envia uma embaixada dos seus melhores homens a Jeremias. Eles querem saber se o Senhor irá operar um milagre e livrá-los do perigo certo e iminente. Nunca este rei tinha procurado a vontade do Senhor em relação a coisa alguma. Ele apenas o faz agora, porque perdeu todo o controlo que pensava que tinha. A atitude deste rei é completamente diferente da de outro rei que esteve na mesma situação. Quando o rei Ezequias se viu confrontado com os seus inimigos, ele envia homens ao profeta Isaías. No entanto, ele enviou os seus homens vestidos de saco e cobertos de cinza, indicação de arrependimento nacional. O pedido de Ezequias foi também mais simples e verdadeiro, ele simplesmente pediu a Isaías que orasse pelo povo a Deus. A mensagem que Deus dá a Jeremias não era a mensagem pretendida e nunca se vê em Zedequias a mais leve indicação de arrependimento. Todos nós temos a vontade de Deus ao nosso alcance nas palavras da Bíblia. Estamos a prestar atenção? Ou apenas vamos a Deus quando já não temos outras opções? Quando buscamos a Deus, buscamos apenas ouvir o que queremos, ou estamos dispostos a obedecer humildemente, mesmo se a resposta não for a melhor?

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

(Devocional) A incredulidade - Mc. 6:1-6

AttributionNoncommercial Some rights reserved by Thomas Hawk
Sexta-feira, 19 de Julho de 2013
Leitura Bíblica Diária: Marcos 6-10

"E, partindo dali, chegou à Sua pátria, e os Seus discípulos O seguiram. E, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-O, se admiravam, dizendo: De onde Lhe vêm estas coisas? E que sabedoria é esta que Lhe foi dada? E como se fazem tais maravilhas por Suas mãos? Não é Este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? E não estão aqui conosco Suas irmãs? E escandalizavam-se nEle. E Jesus lhes dizia: Não há profeta sem honra senão na sua pátria, entre os seus parentes, e na sua casa. E não podia fazer ali nenhuma obra maravilhosa; somente curou alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. E estava admirado da incredulidade deles. E percorreu as aldeias vizinhas, ensinando."
Marcos 6:1-6 


Jesus decidiu ir até à Galileia. Afinal de contas, não há lugar neste mundo que não mereça ser exposto ao evangelho da graça de Deus. Ali, Jesus usou os mesmos métodos e pregou a mesma mensagem. Jesus até ensinou na sinagoga, no dia de sábado. As Suas palavras eram maravilhosas. Muitos se espantaram da qualidade do ensino ali produzido. No entanto, os resultados foram escassos. Não era um problema de métodos e, certamente, não existiam debilidades no líder daquele projecto. Os resultados não apareceram devido à incredulidade dos ouvintes. Aprendemos aqui algumas coisas importantes. Em primeiro lugar, temos uma mensagem que deve ser proclamada em todos os lugares deste mundo, e não apenas naqueles onde os resultados estão garantidos. Vemos que Jesus partiu para as aldeias vizinhas (não insistiu em ministrar naquele lugar seco pela incredulidade), mas não deixou de ministrar primeiro naquele lugar. Também vemos que se estivermos a fazer o trabalho do Senhor, segundo a vontade do Senhor, não devemos deixar que o inimigo nos convença que temos os métodos errados e que devemos abraçar algum método inovador (mas de moral duvidosa). Também não devemos pensar que o problema está em nós e que qualquer outro servo do Senhor obteria melhores resultados. O ministério do evangelho é um trabalho 100% espiritual. Temos o privilégio de participar dele, mas os resultados pertencem ao Senhor. Não temos a capacidade de produzir fé num coração incrédulo. Que bom quando vemos essa fé despontar pela graça de Deus! Sejamos fiéis.
Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).