quarta-feira, 10 de julho de 2013

(Devocional) Frutos da Fidelidade - Js. 22:1-9

AttributionShare Alike Some rights reserved by bengrey

Quarta-feira, 10 de Julho de 2013
Leitura Bíblica Diária: Josué 21-25

"Então Josué chamou os rubenitas, e os gaditas, e a meia tribo de Manassés. E disse-lhes: Tudo quanto Moisés, o servo do SENHOR, vos ordenou, guardastes; e à minha voz obedecestes em tudo quanto vos ordenei. A vossos irmãos por todo este tempo, até ao dia de hoje, não desamparastes; antes tivestes cuidado de guardar o mandamento do SENHOR vosso Deus. Agora o SENHOR vosso Deus deu repouso a vossos irmãos, como lhes tinha prometido; voltai-vos, pois, agora, e ide-vos às vossas tendas, à terra da vossa possessão, que Moisés, o servo do SENHOR, vos deu além do Jordão. Tão-somente tende cuidado de guardar com diligência o mandamento e a lei que Moisés, o servo do SENHOR, vos mandou: que ameis ao SENHOR vosso Deus, e andeis em todos os seus caminhos, e guardeis os seus mandamentos, e vos achegueis a ele, e o sirvais com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma. Assim Josué os abençoou, e despediu-os; e foram-se às suas tendas. Ora, Moisés dera herança em Basã à meia tribo de Manassés, porém à outra metade Josué deu herança entre seus irmãos aquém do Jordão para o ocidente; e enviando-os Josué também às suas tendas os abençoou; e falou-lhes, dizendo: Voltai-vos às vossas tendas com grandes riquezas, e com muitíssimo gado, com prata, e com ouro, e com metal, e com ferro, e com muitíssimas roupas; e com vossos irmãos reparti o despojo dos vossos inimigos. Assim os filhos de Rúben, e os filhos de Gade, e a meia tribo de Manassés voltaram, e separaram-se dos filhos de Israel, de Siló, que está na terra de Canaã, para irem à terra de Gileade, à terra da sua possessão, de que foram feitos possuidores, conforme a ordem do SENHOR pelo ministério de Moisés."
Josué 22:1-9 



As tribos de Rúben, Gad e Manassés tinham a sua herança a Este do rio Jordão, enquanto todas as outras tribos tinham a sua herança a Oeste do rio. O Jordão era uma importante fronteira e representava uma divisão. Estas tribos tinham assumido um compromisso com as outras tribos. Apenas tomariam posse efectiva da sua herança depois do restante da terra estar conquistado e ocupado. Nesta passagem vemos que o compromisso tinha sido cumprido com lealdade e estas tribos estavam prontas para voltarem para as suas terras e famílias. Josué tem, no entanto umas palavras para lhes dirigir. Em primeiro lugar, eles não deveriam repousar à sombra da recompensa, sob pena de se esquecerem de servirem fielmente a Deus. Por vezes, quando somos abençoados com estabilidade financeira, tendemos a considerar isso como algo natural e esquecemos de onde vem todas as coisas. As responsabilidades do v. 5 são nossas também. Se escutarmos estas palavras e colocarmos Deus em primeiro lugar, teremos encontrado o sentido certo para a nossa vida. Em segundo lugar, Josué falou-lhes da responsabilidade que eles tinham de repartir com os outros as bênçãos que eles haviam recebido (v. 8). Os homens que se preparavam para atravessar o Jordão estavam agora muito mais ricos do que quando tinham partido. Todos nós somos abençoados por Deus de alguma forma. Uma das razões pelas quais somos abençoados é para podermos contribuir para a satisfação da necessidade de outros. Deus não precisa de nós, mas quer dar-nos o privilégio de sermos ferramentas da Sua graça.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário