quinta-feira, 25 de julho de 2013

(Devocional) Até os gentios - At. 11:1-18

AttributionNoncommercialShare Alike Some rights reserved by uniondocs
Quinta-feira, 18 de Julho de 2013
Leitura Bíblica Diária: Actos 11-15


"E ouviram os apóstolos, e os irmãos que estavam na Judéia, que também os gentios tinham recebido a palavra de Deus. E, subindo Pedro a Jerusalém, disputavam com ele os que eram da circuncisão, Dizendo: Entraste em casa de homens incircuncisos, e comeste com eles. Mas Pedro começou a fazer-lhes uma exposição por ordem, dizendo: Estando eu orando na cidade de Jope, tive, num arrebatamento dos sentidos, uma visão; via um vaso, como um grande lençol que descia do céu e vinha até junto de mim. E, pondo nele os olhos, considerei, e vi animais da terra, quadrúpedes, e feras, e répteis e aves do céu.  E ouvi uma voz que me dizia: Levanta-te, Pedro; mata e come. Mas eu disse: De maneira nenhuma, Senhor; pois, nunca em minha boca entrou coisa alguma comum ou imunda. Mas a voz respondeu-me do céu segunda vez: Não chames tu comum ao que Deus purificou. E sucedeu isto por três vezes; e tudo tornou a recolher-se ao céu. E eis que, na mesma hora, pararam, junto da casa em que eu estava, três homens que me foram enviados de Cesaréia. E disse-me o Espírito que fosse com eles, nada duvidando; e também estes seis irmãos foram comigo, e entramos em casa daquele homem; E contou-nos como vira em pé um anjo em sua casa, e lhe dissera: Envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro, O qual te dirá palavras com que te salves, tu e toda a tua casa. E, quando comecei a falar, caiu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós ao princípio. E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água; mas vós sereis batizados com o Espírito Santo. Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que a nós, quando havemos crido no Senhor Jesus Cristo, quem era então eu, para que pudesse resistir a Deus? E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida." 


As notícias da conversão de gentios a Cristo, cedo chegam ao ouvidos dos judeus. Como é que eles ouviram? Quem, de entre os judeus, passou tempo com os gentios para que eles recebessem as boas notícias da salvação em Jesus? Rapidamente chegaram à conclusão que Pedro foi o pregador. Pior, Pedro tinha comido com gentios não circuncidados, sentado à mesma mesa. Pedro é chamado. São necessárias explicações urgentes. Quando o apóstolo explica do seu lado da história, ele limita-se a fazer uma exposição, ponto por ponto, do que tinha acontecido. O Senhor mandou-o pregar àqueles gentios, ele obedeceu, Deus deu-lhes o arrependimento, Deus baptizou-os com o Espírito Santo. Afinal, quando Jesus disse que um dia iria baptizar com o Espírito Santo, isto também incluía os romanos. Pedro não conseguia explicar todas as razões porque isto era assim, mas ele conseguia dar-lhes os factos tal como eles tinham acontecido. E você? Se o quisessem acusar de dar as boas notícias da salvação em Jesus a outras pessoas, será que iam conseguir reunir provas suficientes contra si? Você confia que este Deus que salvou Cornélio, também quer salvar aqueles com quem você contacta? Você confia que Ele tem o poder suficiente para isso? Está disposto a obedecer à ordem do Senhor? Mesmo sem ser um teólogo ou especialista, você consegue, pelo menos contar a sua história. Jesus já o salvou? Quando foi e em que circunstâncias? O que é que isso significa para si? Consegue anunciar que Ele é poderoso para voltar a salvar todos os que Nele confiam?

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário