segunda-feira, 1 de julho de 2013

(Devocional) A ele veio a Palavra do Senhor - Jr. 1:1-3

AttributionNoncommercialNo Derivative Works Imagem usada sob permissão de Tom Lin :3=
Segunda-feira, 1 de Julho de 2013
Leitura Bíblica Diária: Jeremias 1-5

 "Palavras de Jeremias, filho de Hilquias, um dos sacerdotes que estavam em Anatote, na terra de Benjamim; ao qual veio a palavra do SENHOR, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá, no décimo terceiro ano do seu reinado. E lhe veio também nos dias de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, até ao fim do ano undécimo de Zedequias, filho de Josias, rei de Judá, até que Jerusalém foi levada em cativeiro no quinto mês."
Jeremias 1:1-3  

Existem alguns elementos nesta apresentação inicial de Jeremias que servem para pensarmos um pouco sobre a nossa própria preparação para sermos usados pelo Senhor. Jeremias foi grandemente usado para transmitir a Palavra de Deus. O ministério dele foi bem-sucedido, devido à sua obediência, apesar de praticamente ignorado pelo povo de Israel. A primeira coisa que vemos é que Jeremias é de família sacerdotal. Os sacerdotes eram aqueles que serviam directamente a vontade do Senhor devido aos sacrifícios no templo. Aqueles que sentem que não têm nada que possam fazer para o Senhor precisam de saber que Deus chama para as grandes tarefas aqueles que Lhe estão a ser fiéis nas pequenas. Um dos mais fiéis dos reis de Judá foi o rei Josias. Foi precisamente no reinado desse rei que começaram a vir a Jeremias as palavras do Senhor. A sua fidelidade terá influência à sua volta, da mesma maneira que o seu pecado e desobediência não o afectam só a si. Quer ser uma influência para bem? Mesmo que só Deus seja testemunha da nossa obediência, temos de saber que ela não é em vão. No entanto, mesmo nos reinados infiéis que se seguiram, a Palavra de Deus continuou a vir a Jeremias. Enquanto houver mundo, o homem não tem desculpa. Iremos escutar? O descrente sempre terá oportunidade para se arrepender, o crente sempre será desafiado a crescer. As palavras de Deus, dadas a Jeremias, cumpriram-se tal como foram entregues. A Palavra de Deus é de confiança. A Palavra de Deus merece a sua atenção.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).     

Sem comentários:

Enviar um comentário