quarta-feira, 24 de julho de 2013

(Devocional) Prestem atenção - Jr. 16:1-9

AttributionNoncommercialNo Derivative Works Some rights reserved by John H Wright Photo
Terça-feira, 16 de Julho de 2013
Leitura Bíblica Diária: Jeremias 16-20


"E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Não tomarás para ti mulher, nem terás filhos nem filhas neste lugar. Porque assim diz o SENHOR, acerca dos filhos e das filhas que nascerem neste lugar, acerca de suas mães, que os tiverem, e de seus pais que os gerarem nesta terra: Morrerão de enfermidades dolorosas, e não serão pranteados nem sepultados; servirão de esterco sobre a face da terra; e pela espada e pela fome serão consumidos, e os seus cadáveres servirão de mantimento para as aves do céu e para os animais da terra. Porque assim diz o SENHOR: Não entres na casa do luto, nem vás a lamentar, nem te compadeças deles; porque deste povo, diz o SENHOR, retirei a minha paz, benignidade e misericórdia. E morrerão grandes e pequenos nesta terra, e não serão sepultados, e não os prantearão, nem se farão por eles incisões, nem por eles se raparão os cabelos. E não se partirá pão para consolá-los por causa de seus mortos; nem lhes darão a beber do copo de consolação, pelo pai ou pela mãe de alguém. Nem entres na casa do banquete, para te assentares com eles a comer e a beber. Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que farei cessar, neste lugar, perante os vossos olhos, e em vossos dias, a voz de gozo e a voz de alegria, a voz do esposo e a voz da esposa."
Jeremias 16:1-9 


Mais uma vez vemos Deus, que quer ser escutado sem interferir com a liberdade de escolha de cada um, a usar uma poderosa ilustração pelo ministério de Jeremias. O profeta não deveria casar ou ter filhos naquela terra. Tratava-se de uma ilustração eficaz porque todos os sacerdotes (era o caso de Jeremias) tinham de ser casados para poderem exercer o seu ministério. Para os judeus era uma maldição alguém não ter filhos. Assim, com este simples pormenor, Deus chama a atenção do povo. A mensagem que Jeremias recebe nestes versículos não era uma mensagem agradável. Deve ter pesado ao profeta ter de entregar estas palavras ao povo. Mesmo assim, Jeremias é fiel na entrega da parte negativa da revelação de Deus. Também nós temos más notícias para entregar ao mundo. O homem é um ser miserável e incapaz. As consequências pelo seu pecado são graves e eternas. Quem tem prazer na apresentação da mensagem do pecado e das suas terríveis consequências? Quem quer voltar a contemplar a cruz do Calvário, onde os nossos pecados colocaram o Filho de Deus numa cruz? Mesmo assim, devemos entregar esta parte da mensagem, para que o mundo possa clamar por salvação. A verdade é que, tal como no tempo de Jeremias, quem prestar atenção e confiar em Deus, será salvo. E que gloriosa salvação! Que possamos passar o dia a meditar em tudo o que o Salvador fez por nós. Que a nossa gratidão nos mova aos frutos para a Sua glória.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário