terça-feira, 23 de julho de 2013

(Devocional) As vitórias dependem de Deus - Jz. 1:1-8

AttributionNoncommercialNo Derivative Works Some rights reserved by ~FreeBirD®~
Sábado, 13 de Julho de 2013
Leitura Bíblica Diária: Juizes 1-5


"E sucedeu, depois da morte de Josué, que os filhos de Israel perguntaram ao SENHOR, dizendo: Quem dentre nós primeiro subirá aos cananeus, para pelejar contra eles? E disse o SENHOR: Judá subirá; eis que entreguei esta terra na sua mão. Então disse Judá a Simeão, seu irmão: Sobe comigo à minha herança. E pelejemos contra os cananeus, e também eu contigo subirei à tua herança. E Simeão partiu com ele. E subiu Judá, e o SENHOR lhe entregou na sua mão os cananeus e os perizeus; e feriram deles, em Bezeque, a dez mil homens. E acharam Adoni-Bezeque em Bezeque, e pelejaram contra ele; e feriram aos cananeus e aos perizeus. Porém Adoni-Bezeque fugiu, mas o seguiram, e prenderam-no e cortaram-lhe os dedos polegares das mãos e dos pés. Então disse Adoni-Bezeque: Setenta reis, com os dedos polegares das mãos e dos pés cortados, apanhavam as migalhas debaixo da minha mesa; assim como eu fiz, assim Deus me pagou. E levaram-no a Jerusalém, e morreu ali. E os filhos de Judá pelejaram contra Jerusalém, e tomando-a, feriram-na ao fio da espada; e puseram fogo na cidade."
Juizes 1:1-8 



O livro de Juízes trata de um período de pobreza espiritual em Israel. Após a morte de Moisés, Josué tinha assumido a liderança. Agora, Josué já não estava mais entre eles e o povo sentiu uma enorme falta de liderança. Claro que a lição a ser aprendida era que o povo devia confiar menos nos líderes humanos e mais em Deus, que capacitava os líderes. O Deus de Josué continuava a falar e a escutar as orações do povo. Eles queriam saber quem, de entre eles, deveria travar uma determinada batalha. Deus soube da dúvida deles, escutou a sua oração e deu uma resposta. O v. 6 diz-nos que eles aplicaram um estranho castigo ao rei derrotado nesta batalha. Eles cortaram-lhe os dedos polegares das mãos e dos pés. É o próprio rei que entende a razão deste castigo – era o que ele costumava fazer aos reis que ele próprio derrotava (v. 7). Ele vê a justiça do castigo recebido e, até, a mão de Deus em acção através do povo de Israel. Esta é uma lição importante, quer pela sua simplicidade e clareza, como pela sua localização neste período da história de Israel. Esta era a altura em que eles deveriam permanecer fiéis, não por causa da sua devoção a um líder humano, mas porque eles tinham um Deus presente, com Quem eles podiam comunicar e que Se comunicava com eles. O Deus de Israel estava por detrás dos eventos da vida, mesmo os mais simples e triviais. Eles seguiam um Deus vivo! 

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário