domingo, 7 de julho de 2013

(Devocional) Quem é Este? - Mt. 21:1-11

AttributionNoncommercialNo Derivative Works Imagem usada com permissão de All Suggestions Welcome
Domingo, 7 de Julho de 2013
Leitura Bíblica Diária: Mateus 21-25

"E, quando se aproximaram de Jerusalém, e chegaram a Betfagé, ao Monte das Oliveiras, enviou, então, Jesus dois discípulos, dizendo-lhes: Ide à aldeia que está defronte de vós, e logo encontrareis uma jumenta presa, e um jumentinho com ela; desprendei-a, e trazei-Mos. E, se alguém vos disser alguma coisa, direis que o Senhor os há de mister; e logo os enviará. Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta, que diz: dizei à filha de Sião: Eis que o teu Rei aí te vem, Manso, e assentado sobre uma jumenta, E sobre um jumentinho, filho de animal de carga. E, indo os discípulos, e fazendo como Jesus lhes ordenara, trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram as suas vestes, e fizeram-nO assentar em cima. E muitíssima gente estendia as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, e os espalhavam pelo caminho. E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito O que vem em Nome do Senhor. Hosana nas alturas! E, entrando Ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, dizendo: Quem é Este? E a multidão dizia: Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia." 
Mateus 21:1-11


Uma das coisas que observamos em Jesus ao lermos os evangelhos, é o facto de Ele ter vivido com a preocupação de cumprir todas as profecias do Antigo Testamento que diziam respeito a Ele. Algumas destas profecias, cumpridas por Jesus na perfeição nunca tinham sido atribuídas ao Messias pelos judeus. Mas Jesus é a Palavra viva de Deus e Ele conhece todas as coisas. Neste caso, Jesus trata de cumprir ao mínimo detalhe uma profecia contida em Zacarias. O Rei dos Judeus haveria de entrar na cidade santa montado num humilde jumento. Muitas das pessoas reunidas em Jerusalém naquele dia viram logo que se tratava da entrada prometida do Ungido de Deus. Trataram logo de organizar uma recepção digna de um rei. Outros, mas desapercebidos, vendo o alvoroço, perguntavam “quem é este?” Esta é a grande pergunta para a qual alguns recebem a resposta e em relação à qual outros escolhem posicionar-se contra. É a esta pergunta que todos terão um dia de responder. Quem é este? Esta é também uma pergunta incontornável. Enquanto alguns, poucos, preferem dizer que Jesus nem existiu. O facto é que isso apenas ilustra o facto de que a nossa vida depende da forma como respondemos a esta pergunta. O que Jesus fez ao entrar na cidade mostra Quem Ele é (v. 12). Jesus é o Filho de Deus, prometido desde os tempos antigos, que morreu para pagar a dívida do nosso pecado e ressuscitou para provar que Nele podemos ter vida nova. Você já respondeu a esta pergunta?

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário