quarta-feira, 3 de julho de 2013

(Devocional) Dia a dia, para sempre - Sl. 145:1-9

AttributionNoncommercial Imagem usada com permissão de jlwo
Quarta-feira, 3 de Julho de 2013
Leitura Bíblica Diária: Salmos 141-145

"«Cântico de Davi» Eu te exaltarei, ó Deus, rei meu, e bendirei o teu nome pelos séculos dos séculos e para sempre. Cada dia te bendirei, e louvarei o teu nome pelos séculos dos séculos e para sempre. Grande é o SENHOR, e muito digno de louvor, e a sua grandeza inescrutável. Uma geração louvará as tuas obras à outra geração, e anunciarão as tuas proezas. Falarei da magnificência gloriosa da tua majestade e das tuas obras maravilhosas. E se falará da força dos teus feitos terríveis; e contarei a tua grandeza. Proferirão abundantemente a memória da tua grande bondade, e cantarão a tua justiça. Piedoso e benigno é o SENHOR, sofredor e de grande misericórdia. O SENHOR é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras."
Salmo 145:1-9  

O Salmista começa por estabelecer a sua certeza acerca a sua posição perante Deus. Ele é alguém que foi salvo e está seguro da sua glória futura. É Deus Quem nos salva e Quem nos guarda nessa posição. Esta é a certeza do salmista. Baseado em Quem Deus é, e nunca em quem nós somos, também nós podemos ter esta certeza. O autor sabe que uma das coisas que irá fazer por toda a eternidade é louvar a Deus (v. 2). Ele está decidido a começar imediatamente a viver a sua vida eterna. Libertos por Cristo, podemos começar desde logo a viver a nossa eternidade de louvor e serviço ao Deus da nossa salvação. Como é que esse louvor é feito e o que ele significa. Muitos confundem o significado do puro louvor. São criados grupos de louvor e assim é dada a impressão que este é privilégio apenas de alguns. Louvar a Deus é, simplesmente, anunciar as qualidade do Deus a Quem servimos (v. 4). Louvar a Deus é falar bem Dele. Entre os inúmeros atributos de Deus, as Suas qualidades, o salmista elege a Sua misericórdia como atributo principal (v. 9). Isto deve fazer-nos pensar. A misericórdia é aquele atributo de Deus pelo qual, através do sacrifício de Si mesmo, deixamos de receber o castigo que justamente merecemos. O nosso pecado é uma gravíssima ofensa à santa pureza de Deus. Mesmo assim, Ele escolhe perdoar-nos e salvar-nos. Louvado seja o Senhor!    

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).     

Sem comentários:

Enviar um comentário