quarta-feira, 24 de julho de 2013

(Devocional) Preparação para servir ao Senhor - Jz. 6:25-32

AttributionShare Alike Some rights reserved by dustin larimer
Quarta-feira, 17 de Julho de 2013
Leitura Bíblica Diária: Juizes 6-10


"E aconteceu naquela mesma noite, que o SENHOR lhe disse: Toma o boi que pertence a teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derruba o altar de Baal, que é de teu pai; e corta o bosque que está ao pé dele. E edifica ao SENHOR teu Deus um altar no cume deste lugar forte, num lugar conveniente; e toma o segundo boi, e o oferecerás em holocausto com a lenha que cortares do bosque. Então Gideão tomou dez homens dentre os seus servos, e fez como o SENHOR lhe dissera; e sucedeu que, temendo ele a casa de seu pai, e os homens daquela cidade, não o fez de dia, mas fê-lo de noite. Levantando-se, pois, os homens daquela cidade, de madrugada, eis que estava o altar de Baal derrubado, e o bosque estava ao pé dele, cortado; e o segundo boi oferecido no altar que fora edificado. E uns aos outros disseram: Quem fez esta coisa? E, esquadrinhando, e inquirindo, disseram: Gideão, o filho de Joás, fez esta coisa. Então os homens daquela cidade disseram a Joás: Tira para fora a teu filho; para que morra; pois derribou o altar de Baal, e cortou o bosque que estava ao pé dele. Porém Joás disse a todos os que se puseram contra ele: Contendereis vós por Baal? Livrá-lo-eis vós? Qualquer que por ele contender ainda esta manhã será morto; se é deus, por si mesmo contenda; pois derrubaram o seu altar. Por isso naquele dia lhe chamaram Jerubaal, dizendo: Baal contenda contra ele, pois derrubou o seu altar."
Juizes 6:25-32 


Israel passava por altos e baixos. Desviava-se de Deus e caía nas armadilhas. De lá, oravam a Deus por socorro e Deus os ouvia. Depois, novamente se esqueciam de Deus e sofriam as consequências. Deus escolheu ouvir mais uma vez e usar Gedeão para livrar o povo de Israel. Deus não usa vasos impuros e aqui vemos como Deus agiu para preparar Gedeão para o seu ministério. Em primeiro lugar Deus pede-lhe para destruir os altares erguidos pelo seu próprio pai ao falso deus Baal. Não podemos servir a dois senhores. Só depois é que Gedeão pôde prestar o devido louvor e adoração a Deus. Os ídolos não se podem defender, são inúteis, sem qualquer poder. Só Deus é poderoso para livrar, guardar e dar crescimento. Os ídolos ocupam também, no coração e nas mentes, o lugar que pertence apenas a Deus. Portanto, vemos claramente na vida de Gedeão um processo de preparação para a grande missão que o Senhor tinha para ele. Destruir ídolos poderia parecer infantil e sem significado mas se Gedeão não tivesse obedecido, Deus teria arranjado outra pessoa para executar a Sua vontade. Nenhuma missão divinamente ordenada é pequena demais para o servo de Deus. Jesus ensinou sobre isto quando disse que se não formos fiéis nas pequenas coisas como é que o Senhor nos porá sobre as grandes. De que forma é que Deus o está a preparar? Como tem sido a sua atitude perante as missões de preparação? Preparemo-nos para O servirmos.   

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário