segunda-feira, 15 de julho de 2013

(Devocional) O cinto de linho - Jr. 13:1-11

AttributionNoncommercialNo Derivative Works Some rights reserved by fs999

Quinta-feira, 11 de Julho de 2013
Leitura Bíblica Diária: Jeremias 11-15


"Assim me disse o SENHOR: Vai, e compra um cinto de linho e põe-no sobre os teus lombos, mas não o coloques na água. E comprei o cinto, conforme a palavra do SENHOR, e o pus sobre os meus lombos. Então me veio a palavra do SENHOR pela segunda vez, dizendo: toma o cinto que compraste, e que trazes sobre os teus lombos, e levanta-te; vai ao Eufrates, e esconde-o ali na fenda de uma rocha. E fui, e escondi-o junto ao Eufrates, como o SENHOR me havia ordenado. Sucedeu, ao final de muitos dias, que me disse o SENHOR: Levanta-te, vai ao Eufrates, e toma dali o cinto que te ordenei que o escondesses ali. E fui ao Eufrates, e cavei, e tomei o cinto do lugar onde o havia escondido; e eis que o cinto tinha apodrecido, e para nada prestava. Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: assim diz o SENHOR: Do mesmo modo farei apodrecer a soberba de Judá, e a muita soberba de Jerusalém. Este povo maligno, que recusa ouvir as minhas palavras, que caminha segundo a dureza do seu coração, e anda após deuses alheios, para servi-los, e inclinar-se diante deles, será tal como este cinto, que para nada presta. Porque, como o cinto está pegado aos lombos do homem, assim eu liguei a mim toda a casa de Israel, e toda a casa de Judá, diz o SENHOR, para me serem por povo, e por nome, e por louvor, e por glória; mas não deram ouvidos."
Jeremias 13:1-11 



Deus manda Jeremias comprar um cinto de linho, pois o Senhor desejava usá-lo para ensinar uma lição ao povo. O amor de Deus pelo povo era tão grande que, quando eles, vez após vez, recusaram escutar as Suas palavras, Ele tentou encontrar outras formas de Se fazer entender. O livro de Hebreus começa com as seguintes palavras, “Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas.” Esta foi apenas uma das várias maneiras com que Deus tentou chamar a atenção do povo desobediente. O facto do cinto ser de linho fazia claro a todos que esta mensagem era sobre a direcção espiritual do povo. As vestes dos sacerdotes eram feitas de linho. Apenas com este pormenor, Deus conseguiu chamar a atenção de todos. É interessante, também, pensarmos na obediência pronta de Jeremias. Ao executar as acções que Deus lhe mandava, ele podia apenas responder aos mandamentos. Nada do que ele fazia, tinha qualquer significado para ele. Só no final é que ele entendeu a mensagem. Tantas vezes insistimos em fazer só aquilo que entendemos e com o qual concordamos. Deus precisa de mais servos como Jeremias. Deus pede a Jeremias que se aparte do cinto e o deixe à mercê dos elementos. A água, a lama e a decomposição natural tomaram conta do cinto de linho. Quando nos abandonamos ao mundo ceifamos resultados de destruição e podridão. Mantenha-se próximo do seu Deus, assim como um cinto é sempre usado junto ao corpo, só em união com Deus estamos protegidos.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário