domingo, 28 de julho de 2013

(Devocional) Olhar o horizonte - Actos 20:1-6

Attribution Some rights reserved by Enrico Matteucci ☸
Segunda-feira, 22 de Julho de 2013
Leitura Bíblica Diária: Actos 16-20

"E, depois que cesou o alvoroço, Paulo chamau a si os discípulos e, abraçando-os, saiu para a Macedônia. E, havendo andado por aquelas terras, exortando-os com muitas palavras, veio à Grécia. E, passando ali três meses, e sendo-lhe pelos judeus postas ciladas, como tivesse de navegar para a Síria, determinou voltar pela Macedônia. E acompanhou-o, até à Ásia, Sópater, de Beréia, e, dos de Tessalônica, Aristarco, e Segundo, e Gaio de Derbe, e Timóteo, e, dos da Ásia, Tíquico e Trófimo. Estes, indo adiante, nos esperaram em Trôade. E, depois dos dias dos pães ázimos, navegamos de Filipos, e em cinco dias fomos ter com eles a Trôade, onde estivemos sete dias."
Actos 20:1-6 


Se lermos estes versículos apressadamente, não parece haver muito aqui, mas em cada frase estão variadas coisas a decorrer. Estamos na fase final da terceira viagem missionária Paulo e é chegado o momento de deixar Éfeso e visitar as outras igrejas. Sabemos por Act. 19:21, qual era a totalidade da sua intenção. Ele desejava visitar a maioria das igrejas que Deus lhe havia permitido plantar, passar a Jerusalém e ir a Roma. Não era uma tarefa pequena, principalmente naqueles dias e tendo em conta a crescente oposição ao evangelho. No entanto, Paulo havia-se habituado a não perder muito tempo a preocupar-se com questões menores. A sua missão era continuar a olhar o horizonte procurando aumentar o Reino de Deus e trazer o máximo de glória a Jesus Cristo. É importante repararmos que muitas tribulações lhe foram preparadas na sua estadia de três meses em Corinto (v. 3), e é precisamente aí que ele escreve a sua carta aos Romanos. Imagino que algumas pessoas o criticaram. Porque é que ele estava a perder o seu tempo a planear ir a Roma, quando ali mesmo em Corinto estavam a acontecer coisas graves? Porque era esse o projecto que Deus lhe tinha dado para fazer. Quantos de nós recebemos de Deus uma missão mas porque ela nos parece impossível, longa, difícil, logo a abandonamos quando vêm os primeiros problemas? Peça que Deus lhe dê uma visão daquilo que Ele quer que você faça para Ele. Depois, confie Nele e não desista. Vale a pena servir ao Senhor.  5

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário