quinta-feira, 4 de julho de 2013

(Devocional) Uma herança certa - Jos. 13:1-6

AttributionNoncommercial Imagem usada com permissão de Melvin Gaal (Mindsharing.eu)
Quinta-feira, 4 de Julho de 2013
Leitura Bíblica Diária: Josué 11-15

"Era, porém, Josué já velho, entrado em dias; e disse-lhe o SENHOR: Já estás velho, entrado em dias; e ainda muitíssima terra ficou para possuir. A terra que ainda fica é esta: Todos os termos dos filisteus e toda a Gesur; desde Sior, que está em frente ao Egito, até ao termo de Ecrom para o norte, que se diz ser dos cananeus; cinco príncipes dos filisteus; o gazeu, e o asdodeu, o asqueloneu, o giteu, e o ecroneu, e os aveus; desde o sul, toda a terra dos cananeus, e Meara, que é dos sidônios; até Afeca, até ao termo dos amorreus; como também a terra dos gebalitas, e todo o Líbano, para o nascente do sol, desde Baal-Gade, ao pé do monte Hermom, até a entrada de Hamate; todos os que habitam nas montanhas desde o Líbano até Misrefote-Maim, todos os sidônios; eu os lançarei de diante dos filhos de Israel; tão-somente reparte a terra em herança a Israel, como já te mandei."
Josué 13:1-6  

Esta passagem dá-nos conta que da herança de Israel, ainda sobrava muita terra para ocupar. Apesar do livro de Josué ser sobre a conquista e ocupação da Terra Prometida, uma das tragédias do livro é que nem toda a terra foi alguma vez ocupada. Também, muita da terra que foi ocupada não o foi de acordo com as instruções que Deus tinha dado. Por vezes pensamos que sabemos mais do que Deus ou então encaramos a Palavra de Deus como vindo de Alguém que não conhece bem a realidade. Tomamos sobre nós a responsabilidade de corrigir as instruções que recebemos. A verdade é que a Palavra de Deus é perfeita e, frequentemente, colhemos os frutos de não a respeitar como tal. Uma das coisas que fazia parte das instruções de Deus era a delimitação da terra. Israel não tinha de adivinhar que terra era sua e qual a que não era. As instruções de Deus eram específicas. As fronteiras da Terra Prometida eram bem conhecidas. Muitas vezes desobedecemos não por não sabermos qual é a ordem, mas simplesmente porque não a queremos cumprir. A maioria das vezes que erramos, é esse o caso. Para além das instruções serem claras, todos sabiam, também, a sua origem. Estas eram as instruções de Deus (v. 6). Geralmente escutamos a quem é importante para nós. O nosso amor a Deus prova-se pela forma como estamos dispostos a escutá-Lo. Você ama a Deus? Tem razões para amá-Lo? Então porque, por vezes, não escuta a Sua voz?

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).      

Sem comentários:

Enviar um comentário