sexta-feira, 5 de julho de 2013

(Devocional) Deus vivo - Jr. 10:1-16

AttributionNoncommercialShare Alike Imagem uusada com permissão de Matthew C
Sexta-feira, 5 de Julho de 2013
Leitura Bíblica Diária: Jeremias 6-10

"Ouvi a palavra que o SENHOR vos fala a vós, ó casa de Israel. Assim diz o SENHOR: Não aprendais o caminho dos gentios, nem vos espanteis dos sinais dos céus; porque com eles se atemorizam as nações. Porque os costumes dos povos são vaidade; pois corta-se do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice, feita com machado; com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam, para que não se mova. São como a palmeira, obra torneada, porém não podem falar; certamente são levados, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer mal, nem tampouco têm poder de fazer bem. Ninguém há semelhante a ti, ó SENHOR; tu és grande, e grande o teu nome em poder. Quem não te temeria a ti, ó Rei das nações? Pois isto só a ti pertence; porquanto entre todos os sábios das nações, e em todo o seu reino, ninguém há semelhante a ti. Mas eles todos se embruteceram e tornaram-se loucos; ensino de vaidade é o madeiro. Trazem prata batida de Társis e ouro de Ufaz, trabalho do artífice, e das mãos do fundidor; fazem suas roupas de azul e púrpura; obra de peritos são todos eles. Mas o SENHOR Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação. Assim lhes direis: Os deuses que não fizeram os céus e a terra desaparecerão da terra e de debaixo deste céu. Ele fez a terra com o seu poder; ele estabeleceu o mundo com a sua sabedoria, e com a sua inteligência estendeu os céus. Fazendo ele soar a sua voz, logo há rumor de águas no céu, e faz subir os vapores da extremidade da terra; faz os relâmpagos para a chuva, e dos seus tesouros faz sair o vento. Todo o homem é embrutecido no seu conhecimento; envergonha-se todo o fundidor da sua imagem de escultura; porque sua imagem fundida é mentira, e nelas não há espírito. Vaidade são, obra de enganos: no tempo da sua visitação virão a perecer. Não é semelhante a estes aquele que é a porção de Jacó; porque ele é o que formou tudo, e Israel é a vara da sua herança: SENHOR dos Exércitos é o seu nome."
Jeremias 10:1-16  

Jeremias fala no v. 1, do “caminho das nações”. Esta é uma expressão muito interessante e muito acertada. Todas as religiões de todas as nações da história, são expressões de um mesmo caminho. Embora muitos digam que esse caminho comum liga todo o mundo a Deus, a verdade é que o caminho das nações é um caminho para longe de Deus. Só existem dois caminhos, e apenas um para a salvação – Jesus Cristo, o Senhor. Nesta passagem vemos a loucura que é a idolatria. As religiões pegam em objectos do dia-a-dia e prestam-lhes a homenagem devida apenas a Deus. Muitos substituem Deus pelos astros, por outros homens, ou por personagens inventados ou idealizados. Qual a vantagem de prestar homenagem a um objecto, a uma pessoa ou a um astro? Como saber se é culpado de idolatria? Pergunte a si mesmo, qual o sentido da sua vida e o que consome a maior parte dos seus talentos e energia. Se chegar à conclusão que a vontade e glória de Deus não estão em primeiro lugar, busque a ajuda que só Deus lhe pode dar. A verdade é que não há ninguém como Deus (v. 6). Ao colocarmos Deus no primeiro lugar das nossas vidas, estamos a escolher vida em lugar da morte, pois o nosso Deus é Deus vivo. Colocar Deus em primeiro lugar é escolher um caminho de sabedoria. Sempre que temos algo no lugar que pertence a Deus, corremos o risco de nos embrutecermos (v. 8). Devemos escolher vida e sabedoria.  

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário