sexta-feira, 26 de julho de 2013

(Devocional) A incredulidade - Mc. 6:1-6

AttributionNoncommercial Some rights reserved by Thomas Hawk
Sexta-feira, 19 de Julho de 2013
Leitura Bíblica Diária: Marcos 6-10

"E, partindo dali, chegou à Sua pátria, e os Seus discípulos O seguiram. E, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-O, se admiravam, dizendo: De onde Lhe vêm estas coisas? E que sabedoria é esta que Lhe foi dada? E como se fazem tais maravilhas por Suas mãos? Não é Este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? E não estão aqui conosco Suas irmãs? E escandalizavam-se nEle. E Jesus lhes dizia: Não há profeta sem honra senão na sua pátria, entre os seus parentes, e na sua casa. E não podia fazer ali nenhuma obra maravilhosa; somente curou alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. E estava admirado da incredulidade deles. E percorreu as aldeias vizinhas, ensinando."
Marcos 6:1-6 


Jesus decidiu ir até à Galileia. Afinal de contas, não há lugar neste mundo que não mereça ser exposto ao evangelho da graça de Deus. Ali, Jesus usou os mesmos métodos e pregou a mesma mensagem. Jesus até ensinou na sinagoga, no dia de sábado. As Suas palavras eram maravilhosas. Muitos se espantaram da qualidade do ensino ali produzido. No entanto, os resultados foram escassos. Não era um problema de métodos e, certamente, não existiam debilidades no líder daquele projecto. Os resultados não apareceram devido à incredulidade dos ouvintes. Aprendemos aqui algumas coisas importantes. Em primeiro lugar, temos uma mensagem que deve ser proclamada em todos os lugares deste mundo, e não apenas naqueles onde os resultados estão garantidos. Vemos que Jesus partiu para as aldeias vizinhas (não insistiu em ministrar naquele lugar seco pela incredulidade), mas não deixou de ministrar primeiro naquele lugar. Também vemos que se estivermos a fazer o trabalho do Senhor, segundo a vontade do Senhor, não devemos deixar que o inimigo nos convença que temos os métodos errados e que devemos abraçar algum método inovador (mas de moral duvidosa). Também não devemos pensar que o problema está em nós e que qualquer outro servo do Senhor obteria melhores resultados. O ministério do evangelho é um trabalho 100% espiritual. Temos o privilégio de participar dele, mas os resultados pertencem ao Senhor. Não temos a capacidade de produzir fé num coração incrédulo. Que bom quando vemos essa fé despontar pela graça de Deus! Sejamos fiéis.
Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário