terça-feira, 2 de julho de 2013

(Devocional) A família - Mt. 19:3-12

AttributionNoncommercialNo Derivative Works Imagem usada com permissão de PittCaleb
Terça-feira, 2 de Julho de 2013
Leitura Bíblica Diária: Mateus 16-20

"Então chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo? Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez, e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la? Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim. Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério. Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar. Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido. Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o."
Mateus 19:3-12 

Os fariseus aproximam-se de Jesus e fazem-lhe uma pergunta especificamente sobre o divórcio. Jesus, o Mestre dos mestres, aproveita para ensinar uma lição sobre a família. Em primeiro lugar, a família foi instituída por Deus. Jesus, aqui, afirma acreditar no relato da criação, tal como ele está em Génesis. Deus fez o homem e a mulher com o propósito de eles constituírem família. Em segundo lugar, o marido e a esposa, quando formam família, passam a constituir uma unidade. Não são mais dois, mas apenas um. O versículo 6 contém uma das expressões mais conhecidas da Bíblia, “o que Deus ajuntou não separe o homem.” Estas palavras transmitem a intenção de Deus para o casamento. Deus pretende que um casamento seja para sempre. Divórcio, ou separação não devem fazer parte dos planos de nenhum casal. O casamento é sagrado pois Deus pretende que ele seja um retrato da união perfeita e eterna entre Cristo e a igreja. Deus havia criado, na lei de Móisés, situações em que era lícito o divórcio. No entanto Jesus deixa claro que isso tinha mais a ver com a pobreza de espírito dos homens, do que com a vontade de Deus. No v. 10, os fariseus dizem, se é assim, então é melhor as pessoas não casarem. Eles estavam a dizer, “quem é capaz de viver assim?” A resposta de Jesus é simples, só conseguimos fazer a vontade de Deus, pelo poder de Deus. É Deus quem junta as famílias e é Nele que devemos confiar para as manter unidas.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).     

Sem comentários:

Enviar um comentário