segunda-feira, 8 de julho de 2013

(Devocional) Uma divisão justa - Js. 17:1-6

AttributionNoncommercialShare Alike Imagem usada com permissão de mohammadali
Segunda-feira, 8 de Julho de 2013
Leitura Bíblica Diária: Josué 16-20

"Também coube sorte à tribo de Manassés, porquanto era o primogênito de José. Maquir, o primogênito de Manassés, pai de Gileade, porquanto era homem de guerra, teve a Gileade e Basã; também os demais filhos de Manassés tiveram a sua parte, segundo as suas famílias, a saber: Os filhos de Abiezer, e os filhos de Heleque, e os filhos de Asriel, e os filhos de Siquém, e os filhos de Hefer, e os filhos de Semida; esses são os filhos de Manassés, filho de José, segundo as suas famílias. Zelofeade, porém, filho de Hefer, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, não teve filhos, mas só filhas; e estes são os nomes de suas filhas: Maalá, Noa, Hogla, Milca e Tirza. Estas, pois, chegaram diante de Eleazar, o sacerdote, e diante de Josué, filho de Num, e diante dos príncipes, dizendo: O SENHOR ordenou a Moisés que se nos desse herança no meio de nossos irmãos, pelo que, conforme a ordem do SENHOR, lhes deu herança no meio dos irmãos de seu pai. E couberam a Manassés dez quinhões, afora a terra de Gileade e Basã, que está além do Jordão; porque as filhas de Manassés receberam herança entre os filhos dele; e os outros filhos de Manassés ficaram com a terra de Gileade."
Josué 17:1-6



Temos um Deus generoso e justo. Apesar de Manassés representar apenas metade dos descendentes de José, Deus também tinha herança para eles. Podemos ser esquecidos e maltratados, mas Deus sabe quem somos e age em nosso favor. Zelofeade, um dos homens da tribo de Manassés, não teve filhos, apenas filhas. O que estava estabelecido era que seriam os filhos do sexo masculino os herdeiros dos bens da família. Visto que a promessa da terra era tão importante para os judeus, quando se fala em herança está-se, principalmente a falar de terra. Esta passagem ensina-nos que, todos os filhos de Manassés tiveram herança, até as filhas de Zelofeade. Sabemos que somos amados, mesmo sendo indignos pecadores, Jesus morreu por nós. Antes que as filhas de Zelofeade pudessem herdar, tiveram de colocar o seu problema ao Senhor (v. 4). Este era um problema que não teria uma solução justa, a não ser que Deus fosse o juiz. Este é um bom exemplo para todos nós. Perante uma dúvida ou uma grande decisão, devemos perguntar ao nosso Deus e estar dispostos a seguir os Seus conselhos. Os familiares mais chegados de Zelofeade poderiam já estar com os olhos na herança. Se lhes perguntassem, poderia ser que dissessem que as filhas não deveriam herdar. Temos de saber que temos um Deus justo que não governa de acordo com a opinião dos homens e não Se deixa influenciar por interesses mesquinhos. Podemos não concordar com a Palavra de Deus, mas sabemos sempre que ela é justa e verdadeira.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário