terça-feira, 30 de julho de 2013

(Devocional) Não foi por acaso - Mc. 14:12-31

AttributionNoncommercialShare Alike Some rights reserved by jang1993
Terça-feira, 23 de Julho de 2013
Leitura Bíblica Diária: Marcos 11-15

"E, no primeiro dia dos pães ázimos, quando sacrificavam a páscoa, disseram-Lhe os discípulos: Aonde queres que vamos fazer os preparativos para comer a páscoa? E enviou dois dos Seus discípulos, e disse-lhes: Ide à cidade, e um homem, que leva um cântaro de água, vos encontrará; segui-o. E, onde quer que entrar, dizei ao senhor da casa: O Mestre diz: Onde está o aposento em que hei de comer a páscoa com os Meus discípulos? E ele vos mostrará um grande cenáculo mobilado e preparado; preparai-a ali. E, saindo os Seus discípulos, foram à cidade, e acharam como lhes tinha dito, e prepararam a páscoa.  E, chegada a tarde, foi com os doze. E, quando estavam assentados a comer, disse Jesus: Em verdade vos digo que um de vós, que Comigo come, há de trair-Me. E eles começaram a entristecer-se e a dizer-Lhe um após outro: Sou eu? E outro disse: Sou eu? Mas Ele, respondendo, disse-lhes: É um dos doze, que põe Comigo a mão no prato. Na verdade o Filho do Homem vai, como dEle está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do Homem é traído! Bom seria para o tal homem não haver nascido. E, comendo eles, tomou Jesus pão e, abençoando-o, o partiu e deu-lho, e disse: Tomai, comei, isto é o Meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho; e todos beberam dele. E disse-lhes: Isto é o Meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que por muitos é derramado. Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da vide, até àquele dia em que o beber, novo, no Reino de Deus. E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras. E disse-lhes Jesus: Todos vós esta noite vos escandalizareis em Mim; porque está escrito: Ferirei o Pastor, e as ovelhas se dispersarão. Mas, depois que Eu houver ressuscitado, irei adiante de vós para a Galiléia. E disse-Lhe Pedro: Ainda que todos se escandalizem, nunca, porém, eu. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que o galo cante duas vezes, três vezes Me negarás. Mas Ele disse com mais veemência: Ainda que me seja necessário morrer Contigo, de modo nenhum Te negarei. E da mesma maneira diziam todos também."
Marcos 14:12-31 


O que salta à vista nesta passagem é o facto de Jesus anunciar e explicar muito bem todo o plano de Deus. Ninguém deve ser apanhado de surpresa, pois Deus anuncia muito bem, e de diversas formas, qual é o Seu plano para os homens. Nos vs. 12-16, vemos como Jesus levou os discípulos a prepararem o lugar para a celebração da Páscoa. Tudo aconteceu como Ele disse. Nos vs. 17-21, Jesus anunciou aos discípulos que um deles O havia de trair. Mais uma vez, Ele estava certo. Nos vs. 22-26, através da maravilhosa ilustração da Ceia, Jesus anuncia a Sua entrega, de corpo e sangue, para a redenção dos homens. Ele ensinou que aquele pão era semelhante ao Seu corpo, da mesma maneira que era partido e entregue a todos. De igual forma, o fruto da vide, representava o seu sangue. Seria derramado e entregue aos homens. Tudo aconteceu tal como anunciado. No v. 27, Jesus diz que todos os discípulos O abandonariam. Infelizmente aconteceu também. No v. 28, o Senhor anuncia a Sua ressurreição. Glória a Deus, ela aconteceu! Nos vs. 29-31, Cristo anuncia em pormenor a negação de Pedro. Todos eles afirmaram que nunca O deixariam, mas o anúncio era verdadeiro. Deus faz anúncios sobre nós também. Ele diz que todos os que não tiverem o Filho perecerão. Ele diz que só há um caminho de salvação, Jesus Cristo. Todos os anúncios de Jesus aconteceram tal como Ele disse. Nada do que Lhe aconteceu foi por acaso. Porquê continuarmos a duvidar?

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

1 comentário:

  1. Ola Pastor,

    Como vai. Pois aqui vamos pregando na Holanda. No proximo sabado e o dia da gay pride e eu e 3 dos irmaos vamos pregar no centro de Amesterdao. Gostaria de lhe pedir para se lembrar de nos nsas suas oracoes. God bless. Hugo Fernandes.

    ResponderEliminar