domingo, 26 de maio de 2013

(Devocional) Agora, me levantarei - Is. 33:1-12

Domingo, 26 de Maio de 2013
Leitura Bíblica Diária:Isaías 31-35

"Ai de ti, despojador, que não foste despojado, e que procedes perfidamente contra os que não procederam perfidamente contra ti! Acabando tu de despojar, serás despojado; e, acabando tu de tratar perfidamente, perfidamente te tratarão. SENHOR, tem misericórdia de nós, por ti temos esperado; sê tu o nosso braço cada manhã, como também a nossa salvação no tempo da tribulação. Ao ruído do tumulto fugirão os povos; à tua exaltação as nações serão dispersas. Então ajuntar-se-á o vosso despojo como se ajunta a lagarta; como os gafanhotos saltam, assim ele saltará sobre eles. O SENHOR está exaltado, pois habita nas alturas; encheu a Sião de juízo e justiça. E haverá estabilidade nos teus tempos, abundância de salvação, sabedoria e conhecimento; e o temor do SENHOR será o seu tesouro. Eis que os seus embaixadores estão clamando de fora; e os mensageiros de paz estão chorando amargamente. As estradas estão desoladas, cessou o que passava pela vereda, ele rompeu a aliança, desprezou as cidades, e já não faz caso dos homens. A terra geme e pranteia, o Líbano se envergonha e se murcha; Sarom se tornou como um deserto; e Basã e Carmelo foram sacudidos. Agora, pois, me levantarei, diz o SENHOR; agora me erguerei. Agora serei exaltado. Concebestes palha, dareis à luz restolho; e o vosso espírito vos devorará como o fogo. E os povos serão como as queimas de cal; como espinhos cortados arderão no fogo."
Isaías 33:1-12  

A Assíria era o reino ao qual Deus tinha permitido que invadisse e despojasse o reino de Israel. Isso não queria dizer que Deus tinha perdido o Seu poder de protecção sobre o Seu povo, apenas que o povo estava tão longe de Deus que esta era a única forma de lhes chamar a atenção. No entanto, este inimigo de Israel, que parecia a todos imensamente poderoso, estava prestes a passar de despojador a despojado. Quem o poderia prever? Não era este o império que duraria para sempre? Completamente perdidos e sem esperança de salvação, o povo de Israel orou a Deus na sua angústia. Finalmente estavam dispostos a voltarem-se dos seus ídolos ao único Deus, que sabiam ser o verdadeiro Deus. Temos de saber para quem nos virar nos momentos difíceis. Sabemos que teremos aflições. O Senhor nos avisou desse facto. Então, no meio da aflição temos de permanecer ou nos voltarmos para Deus. São muitos os que prometem paz no meio dos problemas, apenas Deus é a fonte da verdadeira paz. E apenas Deus pode agir verdadeiramente sobre os acontecimentos do mundo. Como o nosso Deus é maravilhoso! Este é o mesmo povo que O tinha desprezado e substituído por reles imitações. Mesmo assim, o Senhor respondeu e levantou-Se perante a oração do Seu povo. A Assíria, então, encontrou o seu fim. A nação que pensava estar a destruir o culto ao Deus verdadeiro, estava a colocar em prática o plano das Suas mãos. Que todos sejamos servos sinceros do Deus verdadeiro. 

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário