terça-feira, 28 de maio de 2013

(Devocional) Contar os dias - Sl. 90:9-12

Terça-feira, 28 de Maio de 2013
Leitura Bíblica Diária: Salmos 86-90

"Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; passamos os nossos anos como um conto que se conta. Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando. Quem conhece o poder da tua ira? Segundo és tremendo, assim é o teu furor. Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios."
Salmos 90:9-12  

Este é um salmo sobre a vida. A vida é um dom, presente de Deus. Deve ser valorizada, apreciada e fazemos bem em pensar um pouco sobre a mesma. A vida é muito, muito breve (v. 5). Se pensarmos na eternidade de Deus, nos milhares de anos em que existe o nosso mundo, os anos da nossa vida, em comparação, parecem nada. São mesmo comparáveis a um sono, do qual não nos lembramos, apenas sabemos que já passou. O facto de a vida ser assim tão breve leva-nos, também, à conlusão que a vida é uma vaidade. A palavra vaidade quer dizer “aquilo que é vão”. Por ser tão breve e passageira, a vida não tem qualquer valor em si mesma. Aqui chegamos ao valor da oração do salmista (v. 12). Se a vida não vale nada em si mesma, então temos de lhe acrescentar valor. Temos de fazer a nossa vida contar. Os nossos dias têm de contar para alguma coisa. Como? Um bom ponto de partida é descobrir porque é que aqui estamos. A verdade é que fomos criados por Deus para a Sua glória. Todas as pessoas que permanecem nos seus pecados e não nascem de novo por Jesus Cristo, passam ao lado do propósito das suas vidas, por muito que façam, e desperdiçam toda a eternidade em condenação e sofrimento. Fomos criados para servir. Se nos submetermos ao Criador, Ele irá viver em nós a vida que interessa viver. Os nossos dias irão contar para algo, e continuaremos a servi-Lo por toda a eternidade. A vida é passageira, mas podemos fazer com que ela conte para a glória de Deus!

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).    

Sem comentários:

Enviar um comentário