quarta-feira, 1 de maio de 2013

(Devocional) Rebelião - Nm. 16:1-11

Quarta-feira, 1 de Maio de 2013
Leitura Bíblica Diária: Números 16-20

"E Coré, filho de Jizar, filho de Coate, filho de Levi, tomou consigo a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe, e a Om, filho de Pelete, filhos de Rúben. E levantaram-se perante Moisés com duzentos e cinqüenta homens dos filhos de Israel, príncipes da congregação, chamados à assembléia, homens de posição, e se congregaram contra Moisés e contra Arão, e lhes disseram: Basta-vos, pois que toda a congregação é santa, todos são santos, e o SENHOR está no meio deles; por que, pois, vos elevais sobre a congregação do SENHOR? Quando Moisés ouviu isso, caiu sobre o seu rosto. E falou a Coré e a toda a sua congregação, dizendo: Amanhã pela manhã o SENHOR fará saber quem é seu, e quem é o santo que ele fará chegar a si; e aquele a quem escolher fará chegar a si. Fazei isto: Tomai vós incensários, Coré e todo seu grupo; e, pondo fogo neles amanhã, sobre eles deitai incenso perante o SENHOR; e será que o homem a quem o SENHOR escolher, este será o santo; basta-vos, filhos de Levi. Disse mais Moisés a Coré: Ouvi agora, filhos de Levi: porventura pouco para vós é que o Deus de Israel vos tenha separado da congregação de Israel, para vos fazer chegar a si, e administrar o ministério do tabernáculo do SENHOR e estar perante a congregação para ministrar-lhe; e te fez chegar, e todos os teus irmãos, os filhos de Levi, contigo? ainda também procurais o sacerdócio? Assim tu e todo o teu grupo estais contra o SENHOR; e Arão, quem é ele, que murmureis contra ele?"
Números 16:1-11  

O que começou como rebelião no coração de um homem, rapidamente se alastrou a outras pessoas à sua volta. O seu pecado sempre terá problemas. A sua desobediência sempre inspirará outros a desobedecerem. O v. 2, diz-nos que esta rebelião alastrou entre alguns dos líderes do povo. Tratavam-se de pessoas influentes. Talvez até fossem pessoas que contribuíam muito com as suas ofertas para o ministério do Tabernáculo. Moisés poderia ter-se sentido tentado a ignorar a rebelião, a “abafar o caso”. Afinal de contas, eram “maiorais da congregação” e “pessoas de nome”. A verdade é que a rebelião tem de ser encarada venha de onde vier. A rebelião na vida de um adolescente não é mais grave do que na de um adulto. A rebelião contra Deus é destrutiva e arruinará a vida de qualquer um. O problema era que estas pessoas não estavam dispostas a aceitar a forma como Deus tinha organizado as coisas. Eles sentiam-se capazes de entrar na presença de Deus (no Tabernáculo), tal como Moisés e Aarão. Eles não se consideravam inferiores. Não era lógico que esse ministério lhes fosse barrado. Muitas vezes conseguimos entender porque é que Deus ordena as coisas como ordena, mas quando não conseguimos entender, mesmo assim devemos obedecer. As graves consequências da rebelião podem ser vistas pela reacção de Moisés no v. 4. Quando ele entendeu o que estava a acontecer, ele “caiu sobre o seu rosto”. Precisamos da misericórdia de Deus porque pelas suas misericórdias não somos consumidos.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).     

Sem comentários:

Enviar um comentário