sábado, 4 de maio de 2013

(Devocional) Confiança imediata - Sl. 56:1-7

Sábado, 4 de Maio de 2013
Leitura Bíblica Diária: Salmos 56-60

"«Mictão de Davi para o músico-mor sobre Jonate-Elém-Recoquim, quando os filisteus o prenderam em Gate» Tem misericórdia de mim, ó Deus, porque o homem procura devorar-me; pelejando todo dia, me oprime. Os meus inimigos procuram devorar-me todo dia; pois são muitos os que pelejam contra mim, ó Altíssimo. Em qualquer tempo em que eu temer, confiarei em ti. Em Deus louvarei a sua palavra, em Deus pus a minha confiança; não temerei o que me possa fazer a carne. Todos os dias torcem as minhas palavras; todos os seus pensamentos são contra mim para o mal. Ajuntam-se, escondem-se, marcam os meus passos, como aguardando a minha alma. Porventura escaparão eles por meio da sua iniqüidade? O Deus, derruba os povos na tua ira!"
Salmos 56:1-7  

Uma das conclusões mais fáceis a que podemos chegar ao ler o livro de salmos é que os filhos de Deus também passam por aflições. O engano, muito ensinado, que passar por aflições é consequência de falta de fé não encontra justificação bíblica. Se todos passam por aflições, a diferença para o crentes está na forma como elas são encaradas. Aqui o versículo 3 é fundamental. A confiança que o filho de Deus exerce é que Deus deve estar presente no exacto momento da aflição e não somente quando vem o livramento. Não podemos cair na tentação de dizer, “quando isto passar, então passo a confiar em ti”. A fé que vê o invisível deve estar consciente da presença de Deus no meio da tempestade. A confiança que o crente tem não é sem o seu fundamento. Temos confiança em Deus porque temos a Sua Palavra (v. 4). Neste livro especial encontramos a voz do Próprio Deus que nos dirige palavras apropriadas para cada situação. Afastarmo-nos da Palavra no momento da crise, é não confiar em Deus. Não querermos ouvir a Sua voz é não acreditarmos que Ele é capaz de nos falar. Ter confiança no momento da aflição não significa que a situação que nos aflige acabará imediatamente (vs. 5-6). Depois de exercida, a confiança em Deus deve ser mantida. Uma coisa é certa, aconteça o que acontecer e dure o que durar, a vitória final é do Senhor e dos que colocam Nele a sua confiança (v. 7).         

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).    

Sem comentários:

Enviar um comentário