domingo, 5 de maio de 2013

(Devocional) Rodear Edom - Nm. 21:4-9

Domingo, 5 de Maio de 2013
Leitura Bíblica Diária: Números 21-25

"Então partiram do monte Hor, pelo caminho do Mar Vermelho, a rodear a terra de Edom; porém a alma do povo angustiou-se naquele caminho. E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil. Então o SENHOR mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel. Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado porquanto temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo. E disse o SENHOR a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela. E Moisés fez uma serpente de metal, e pó-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia."
Números 21:4-9  

Os Edomitas, habitantes da terra de Edom, eram parentes próximos dos israelitas. Isaac havia tido dois filhos, Jacob e Esaú. Jacob teve o seu nome mudado para Israel e tornou-se pai das doze tribos de Israel. Esaú tornou-se no patriarca dos Edomitas (a palavra Edom quer dizer “vermelho”). Moisés havia pedido autorização para, na sua marcha, passar pela terra de Edom. Isso não lhe foi permitido e, a partir daqui, Edom aparece sempre associado aos inimigos de Israel. Os judeus tiveram, assim de “rodear a terra de Edom” (v. 4). Ter de andar uns quilómetros extra parece ter desanimado profundamente a maioria do povo. Assim, vemos que, por causa de mais uns dias de caminhada, os judeus se revoltam “contra Deus e contra Moisés” (v. 5). Este fenómeno é o que o Novo Testamento chama de “dar lugar ao diabo” (Ef. 4:27). Acontece quando deixamos que coisas menores criem em nós profundos sentimentos contra a presença de Deus nas nossas vidas. Será que o povo estava consciente que, por causa de uns míseros quilómetros, estavam a revoltar-se contra o Deus que os tinha salvo da escravidão e feito atravessar a pé enxuto o Mar Vermelho? Deixaram que estes maus pensamentos fossem até ao ponto de chamarem “vil” ao alimento que Deus graciosamente lhes providenciava todos os dias, sem deixar faltar. Temos de tomar muito cuidado, uma pequena semente de desânimo pode brotar até se tornar em profundo desespero. Não devemos menosprezar os pensamentos que nos assaltam. Deus nos pede para pensarmos apenas no que é bom, honesto e puro.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).     

Sem comentários:

Enviar um comentário