segunda-feira, 20 de maio de 2013

(Devocional) Pessoas do Livro - Sl. 78:1-8

Segunda-feira, 20 de Maio de 2013
Leitura Bíblica Diária: Salmos 78-80

"«Masquil de Asafe» Escutai a minha lei, povo meu; inclinai os vossos ouvidos às palavras da minha boca. Abrirei a minha boca numa parábola; falarei enigmas da antiguidade. Os quais temos ouvido e sabido, e nossos pais no-los têm contado. Não os encobriremos aos seus filhos, mostrando à geração futura os louvores do SENHOR, assim como a sua força e as maravilhas que fez. Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e pós uma lei em Israel, a qual deu aos nossos pais para que a fizessem conhecer a seus filhos; Para que a geração vindoura a soubesse, os filhos que nascessem, os quais se levantassem e a contassem a seus filhos; Para que pusessem em Deus a sua esperança, e se não esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os seus mandamentos. E não fossem como seus pais, geração contumaz e rebelde, geração que não regeu o seu coração, e cujo espírito não foi fiel a Deus."  

A Bíblia é um Livro especial. Deus escolheu usar a Palavra escrita para comunicar com os homens. Assim, Deus propõe-Se a Si mesmo aos homens sem limitar a liberdade de escolha com que Ele mesmo os criou. A verdade está disponível a todos. Deus colocou por escrito e protegeu da destruição ao longo dos tempos a Sua perfeita vontade para os homens. Que privilégio podermos segurar nas mãos esta carta do amor do nosso Deus! Neste salmo, Deus nos diz para inclinarmos os ouvidos às Suas palavras. Fazemos bem em fazer um esforço consciente de busca pela vontade de Deus. É algo que devemos levar a sério e a que nos devemos dedicar. Não devemos ler a Bíblia apenas por ler, mas com a firme intenção de deixarmos Deus falar connosco. A Palavra de Deus deve ser tão importante para nós que a devemos deixar às gerações futuras (v. 4) como se de uma herança valiosa se tratasse. O objectivo deste livro (e isto deve ser muito bem explicado aos mais novos) não é ficar com um conhecimento intelectual ou dos factos nele contidos. O objectivo dos leitores da Bíblia deve ser encontrar Deus (v. 7). A Bíblia serve para encontrarmos uma Pessoa. As verdades nela contidas apenas são importantes porque vêm Dele. Ele quer, através das suas páginas, transformar as nossas vidas. A transformação que vale a pena ser feita é a transformação do coração (v. 8). Só Deus o pode fazer.     

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).     

Sem comentários:

Enviar um comentário