terça-feira, 14 de maio de 2013

(Devocional) As vitórias do mal - Is. 21:1-10

Terça-feira, 14 de Maio de 2013
Leitura Bíblica Diária: Isaías 21-25

"Peso do deserto do mar. Como os tufões de vento do sul, que tudo assolam, ele virá do deserto, de uma terra horrível. Dura visão me foi anunciada: o pérfido trata perfidamente, e o destruidor anda destruindo. Sobe, ó Elão, sitia, ó Média, que já fiz cessar todo o seu gemido. Por isso os meus lombos estão cheios de angústia; dores se apoderam de mim como as dores daquela que dá à luz; fiquei abatido quando ouvi, e desanimado vendo isso. O meu coração se agita, o horror apavora-me; a noite que desejava, se me tornou em temor. Põem-se a mesa, estão de atalaia, comem, bebem; levantai-vos, príncipes, e untai o escudo. Porque assim me disse o Senhor: Vai, põe uma sentinela, e ela que diga o que vir. E quando vir um carro com um par de cavaleiros, um carro com jumentos, e um carro com camelos, ela que observe atentamente com grande cuidado. E clamou: Um leão, meu Senhor! Sobre a torre de vigia estou em pé continuamente de dia, e de guarda me ponho noites inteiras. E eis agora vem um carro com homens, e um par de cavaleiros. Então respondeu e disse: Caída é Babilônia, caída é! E todas as imagens de escultura dos seus deuses quebraram-se no chão. Ah, malhada minha, e trigo da minha eira! O que ouvi do SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel, isso vos anunciei."
Isaías 21:1-10  

Apesar dos avisos dos profetas, os reis de Judá ainda estavam com esperança que, de alguma forma, o poderio crescente da Babilónia pudesse ser travado. Seria a Babilónia que Deus usaria para infligir julgamento e correcções sobre o seu povo desobediente. Havia um reino entre Babilónia e Israel, chamado Elão. No passado, Elão havia sido um aliado de reinos que haviam conquistado a Babilónia. Nesta passagem é profetizado o fim de Elão. Assim, quando as profecias de Deus contra várias outras nações são anunciadas como motivo de alegria para Israel, esta profecia é anunciada como sendo uma dura visão (v. 2). Ou seja, tratava-se da destruição daquilo em que se depositava confiança. Porque teimamos em depositar a nossa esperança e confiança naquilo que é efémero? Porque trocamos a segurança que só Deus pode dar, pela segurança incerta do mundo? Era precisamente isso que Judá estava a fazer. A verdade é que Babilónia havia de cair (v. 9), mas não antes de causar grande sofrimento ao povo de Deus. Aprendemos a procurar as lições do Senhor naquilo que Ele permite que nos aconteça. Aprendemos, também, que para aqueles que são Dele, o sofrimento é sempre temporário e a vitória é certa. Em que estamos a confiar hoje? Quais são as nossas referências mais seguras? Se aquilo que mais ama for passageiro como tudo neste mundo, então o seu amor está mal aplicado. Ame a Deus de todo o seu coração, busque a vontade Dele e, quando tudo parecer que vai afundar, o seu coração não temerá.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).    

Sem comentários:

Enviar um comentário