segunda-feira, 13 de maio de 2013

(Devocional) Nunca tropeçar - 2 Pedro 1:5-11

Segunda-feira, 14 de Maio de 2013
Leitura Bíblica Diária: 2 Pedro 1:5-11

"E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, e à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo."
2 Pedro 1:5-11  

O crente pode tropeçar na sua caminhada com Deus. Se tirar os seus olhos de Quem o salvou, se deixar de se alimentar com a Palavra, se deixar de crescer em graça, o crente em Jesus pode afastar-se daquele que é o seu Pai. Assim, irá perder o seu lugar de utilidade para Deus no corpo que é a sua igreja local. Nesta passagem encontramos algumas ideias para nos ajudar a não tropeçar. Em primeiro lugar isto é algo que merece toda a nossa diligência (v. 5). Devemos concentrar-nos constantemente na qualidade da nossa vida espiritual. Depois, devemos acrescentar à nossa fé (o momento em que nascemos de novo), as qualidades espirituais que nos vão fazer cada vez mais parecidos com Cristo. Por outras palavras, temos de continuar a crescer sempre. Se dedicarmos todo o nosso tempo na busca de Deus e no crescimento do nosso relacionamento com Ele, não nos sobrará tempo para as coisas da carne. Também não nos podemos esquecer que o alvo é o conhecimento de Cristo (v. 8). Não estamos neste processo para nos tornarmos em bons cidadãos, ou bons membros de igrejas. Estamos neste processo para conhecer a Cristo. Não nos podemos esquecer que foi Ele que nos salvou dos nossos pecados (v. 9). Ao investirmos todo o nosso tempo no nosso crescimento em direcção a Cristo, temos a promessa de que jamais iremos tropeçar e afastar-nos de Deus (v. 10). O Céu é a esperança do crente (v. 11), mas a vida cristã fiel é a glória de Deus.

Nota: Ao seguir a recomendação de Leitura Bíblica Diária, irá ler num ano o Antigo Testamento (uma vez) e o Novo Testamento e Salmos (duas vezes).   

Sem comentários:

Enviar um comentário